domingo, 16 de setembro de 2012

Palestra sobre colonização alemã abre festividades da Semana Farroupilha


Abrindo as comemorações da Semana Farroupilha do Centro Nativista Gaspar Silveira Martins, o tradicionalista, poeta e escritor Luiz Aílton Godinho realizou o lançamento de sua obra “De mate, tempo e saudade”,...
 
FRANCISCO BOSCO
ESCRITOR: relança obra com renda revertida para Fundação José e Auta Gomes
 

na noite de ontem. Logo após, explanou para o público sobre a importância da imigração alemã para o Estado. As próximas colonizações a serem abordadas durante a semana serão negra, japonesa, italiana, espanhola e árabe.
Conforme explica Godinho, a movimentação dos imigrantes europeus no Rio Grande do Sul iniciou a partir de 1824, quando se expandiram a partir de Porto Alegre para os municípios de interior. Já no final da década de 1940, chegaram às proximidades de Bagé, onde fundaram a Colônia Nova.
O tradicionalista explica ainda que a imigração de diversos povos, além dos alemães, como negros, japoneses, italianos, espanhóis e árabes, contribuíram muito para a formação do Estado, povos esses que serão temas das próximas palestras no local. “Os negros e os italianos, em especial, tiveram papéis de destaque na mais famosa insurreição do Estado, a Revolução Farroupilha”, afirmou ele.
A obra de Godinho estará à disposição no Centro Nativista para aquisição. O escritor ressalta ainda que o valor dos 30 primeiros volumes será revertido para a Fundação Geriátrica José e Auta Gomes.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário