quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Ventania no Sul do país provocou frio de quase 12°C negativos nesta madrugada



Chuva que afetou mais de 100 mil pessoas no RS chegou a SP após mais de 60 dias de estiagem
Por Deliane Assis  Jornal do Tempo

Após os temporais registrados na segunda e terça-feira no Rio Grande do Sul, a quarta-feira foi dia de contabilizar os estragos causados pela passagem da frente fria. Segundo dados da Defesa Civil gaúcha, mais de 100 mil pessoas foram afetadas e mais de 19 mil tiveram que sair de suas residências no noroeste gaúcho. Até o momento, das 8 cidades que já decretaram situação de emergência, sendo 7 delas da região noroeste (Boa Vista do Cadeado, Bozano, Palmeira das Missões, Panambi, Porto Xavier, Santo Augusto, Santo Cristo).
Após a passagem da frente fria, os gaúchos e catarinenses já puderam sentir o acentuado declínio da temperatura nesta quinta-feira, devido a entrada de uma massa de ar frio na Região. Em São José do Ausentes, no Rio Grande do Sul, a temperatura chegou a 3,7°C e em Urubici, Santa Catarina, a mínima foi de 0,2. Por conta dos ventos de mais de 70km/h, a sensação de frio chegou a quase 6°C negativos em Ausentes e a -12°C em Urubici.
Com o avanço da frente fria para o Sudeste, voltou a chover no oeste do Estado de São Paulo. Segundo os meteorologistas da Somar, a cidade de Avaré registrou 26mm durante a tarde da quarta-feira, o que corresponde a 37% da média climatológica para setembro, algo que não acontecia desde o dia 8 de julho. Choveu também na cidade de Lins, sendo registrados 19mm, o que equivale a 31% da média para setembro. De forma geral, não chovia de forma significativa em boa parte do oeste paulista há mais de 60 dias.
No interior das regiões Sudeste e Nordeste, além do Centro-Oeste, a quarta-feira foi mais um dia extremamente quente e com baixos índices de umidade. No total, 199 cidades ficaram com umidade relativa do ar abaixo dos 30%. O destaque do calorão vai para o Rio de Janeiro, onde a temperatura máxima atingiu os 39,5ºC, batendo o recorde de maior temperatura do ano de 2012, que até então era 37,4ºC, no dia 5 de fevereiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário