A ANBA completa uma década nesta terça-feira (17). O site jornalístico da Câmara Árabe acompanhou um dos mais intensos períodos de aproximação entre os dois povos.

A jornalista Isaura Daniel (C) recebe um de seus vários prêmios
São Paulo – Nesta terça-feira (17), a Agência de Notícias Brasil-Árabe (ANBA), da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, completa dez anos. Durante uma década, o site acompanhou os fatos mais importantes que ocorreram na relação do Brasil com o mundo árabe nas áreas de comércio, economia, negócios, diplomacia e cultura. E não foi pouca coisa, pois a aproximação do País com a região foi intensa neste período.
No comércio, as exportações brasileiras cresceram quase seis vezes, ao passo que as importações foram multiplicadas por cinco; na seara diplomática, ocorreram três edições da Cúpula América do Sul-Países Árabes (Aspa) e proliferaram as visitas oficiais e os acordos assinados; na área cultural, foram criadas entidades, lançadas publicações e organizadas exposições e festivais.
Tudo isso ocorreu tendo como pano de fundo grandes mudanças internacionais, como a invasão do Iraque, a forte valorização das commodities e a expansão do comércio mundial, o aumento da liquidez global e dos investimentos, depois a crise financeira, a Primavera Árabe, a recessão europeia e o conflito na Síria.
No comércio, as exportações brasileiras cresceram quase seis vezes, ao passo que as importações foram multiplicadas por cinco; na seara diplomática, ocorreram três edições da Cúpula América do Sul-Países Árabes (Aspa) e proliferaram as visitas oficiais e os acordos assinados; na área cultural, foram criadas entidades, lançadas publicações e organizadas exposições e festivais.
Tudo isso ocorreu tendo como pano de fundo grandes mudanças internacionais, como a invasão do Iraque, a forte valorização das commodities e a expansão do comércio mundial, o aumento da liquidez global e dos investimentos, depois a crise financeira, a Primavera Árabe, a recessão europeia e o conflito na Síria.

Equipe foi de Dubai...
A ANBA foi criada para promover o fluxo direto de informações entre brasileiros e árabes, para falar sobre temas então pouco presentes no noticiário sobre o Oriente Médio e Norte da África publicado no Brasil e vice-versa, especialmente de comércio, oportunidades de negócios e do potencial econômico das duas regiões.
“A ANBA vem exercendo um papel fundamental no estreitamento das relações entre o Brasil e o mundo árabe, sendo uma das mais atualizadas e competentes fontes de informações sobre o Brasil e os 22 países árabes”, destacou o presidente da Câmara Árabe, Marcelo Sallum.
Em 2003, o governo brasileiro colocou a aproximação com o Oriente Médio e África no topo da agenda diplomática, e a ANBA surgiu como uma das iniciativas da Câmara Árabe de apoio a esta estratégia. Hoje, a agência tem mais de um milhão de acessos mensais (dado de agosto).
“A ANBA vem exercendo um papel fundamental no estreitamento das relações entre o Brasil e o mundo árabe, sendo uma das mais atualizadas e competentes fontes de informações sobre o Brasil e os 22 países árabes”, destacou o presidente da Câmara Árabe, Marcelo Sallum.
Em 2003, o governo brasileiro colocou a aproximação com o Oriente Médio e África no topo da agenda diplomática, e a ANBA surgiu como uma das iniciativas da Câmara Árabe de apoio a esta estratégia. Hoje, a agência tem mais de um milhão de acessos mensais (dado de agosto).

...à Transamazônica.
O projeto foi feito pela Agência Meios, dos jornalistas Joel Santos Guimarães e Paula Quental. Guimarães ocupou o cargo de editor-chefe até janeiro deste ano. Desde o início, a Câmara contratou uma equipe própria para a ANBA, que hoje conta com quatro jornalistas e dois tradutores. São produzidas reportagens em português e inglês para publicação nos sete dias da semana. O site tem acordos com sete agências de notícias de países árabes, com a Agência Brasil e está para fechar mais três convênios do gênero.
Neste período, a agência ganhou 11 prêmios, sendo o primeiro em 2004 e o último em 2011, e ficou entre os primeiros colocados ou entre os finalistas em mais sete outras premiações. Os trabalhos da equipe foram reconhecidos por entidades e empresas de diferentes áreas de atuação, como a Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Massey Ferguson, Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Confederação Nacional do Café (CNC), Ministério da Agricultura e Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR).
Neste período, a agência ganhou 11 prêmios, sendo o primeiro em 2004 e o último em 2011, e ficou entre os primeiros colocados ou entre os finalistas em mais sete outras premiações. Os trabalhos da equipe foram reconhecidos por entidades e empresas de diferentes áreas de atuação, como a Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Massey Ferguson, Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Confederação Nacional do Café (CNC), Ministério da Agricultura e Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR).

Do Iêmen...
Para produzir parte do material publicado nestes dez anos, os jornalistas da ANBA percorreram o Brasil e uma parte significativa do mundo. Foram feitas reportagens em 14 estados brasileiros e no Distrito Federal, em 18 dos 22 países árabes, além de Argentina, Peru e Irã.
Entre os eventos de grande porte que a ANBA cobriu estão as três edições da Aspa, a 11ª Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad), a Rio+20, várias reuniões de cúpula do Mercosul, encontro do G20, visitas de chefes de estado, fóruns da Liga Árabe, além de dezenas de feiras e missões comerciais.
“ANBA é importante para qualquer brasileiro que trabalhe com o mundo árabe e vice-versa”, ressaltou o embaixador Cesário Melantonio Neto, emissário especial do Brasil ao Oriente Médio. “Foi uma grande sacada”, destacou o embaixador brasileiro em Bagdá, no Iraque, Anuar Nahes.
Entre os eventos de grande porte que a ANBA cobriu estão as três edições da Aspa, a 11ª Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad), a Rio+20, várias reuniões de cúpula do Mercosul, encontro do G20, visitas de chefes de estado, fóruns da Liga Árabe, além de dezenas de feiras e missões comerciais.
“ANBA é importante para qualquer brasileiro que trabalhe com o mundo árabe e vice-versa”, ressaltou o embaixador Cesário Melantonio Neto, emissário especial do Brasil ao Oriente Médio. “Foi uma grande sacada”, destacou o embaixador brasileiro em Bagdá, no Iraque, Anuar Nahes.

...ao Amapá.
Para o decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil, Ibrahim Alzeben, a agência tem tido “muito sucesso” em mostrar “o verdadeiro Brasil para os árabes” e em “abrir os olhos do Brasil para a importância dos árabes como parceiros”. “Eu acho que a tarefa da ANBA é sagrada”, disse.
Para marcar o aniversário, a equipe da agência produziu uma série de reportagens sobre a evolução das relações do Brasil com o mundo árabe nos últimos dez anos, que são os principais destaques da home do site nesta terça-feira.
Para marcar o aniversário, a equipe da agência produziu uma série de reportagens sobre a evolução das relações do Brasil com o mundo árabe nos últimos dez anos, que são os principais destaques da home do site nesta terça-feira.
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