segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Ipea lança primeira análise social da PNAD 2012 nesta terça-feira, às 11h


 
Pobreza, desigualdade e crescimento da renda per capita e seus determinantes terão destaque
 
A renda real média dos brasileiros cresceu 8% acima da inflação em 2012, enquanto o PIB per capita subiu apenas 0,1%. Ao mesmo tempo, a população extremamente pobre caiu de 4,2% em 2011 para 3,6% em 2012. Esses são os primeiros indicadores baseados em renda domiciliar per capita que pautam a literatura internacional de pobreza e bem-estar social, disponibilizados a partir da nova Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2012. O presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Marcelo Neri, vai explicar detalhes e determinantes desses e de outros dados gerados a partir do processamento dos microdados individuais das PNADs do IBGE e de bases mais recentes (até agosto de 2013). A coletiva será nesta terça-feira (1º de outubro), às 11h, no auditório do Ipea, em Brasília.
Quanto cresceu a renda per capita dos lares mais pobres e dos mais ricos do país? Como mudou a pobreza, a distribuição de renda e o bem-estar social no último ano? Como essas mudanças se comparam às últimas duas décadas? E no turbulento ano de 2013? O que explica as mudanças observadas?
O Brasil cumpre a meta de pobreza da ONU? Qual o papel do crescimento e da desigualdade nesse processo? Por que algumas medidas de desigualdade caíram mais do que outras? Como evoluiu a renda e o acesso a bens de grupos tradicionalmente mais excluídos, como analfabetos, negros, nordestinos, moradores de favelas ou do campo? Quais foram as contribuições das rendas do trabalho, da previdência, do Bolsa Família e de outros programas sociais nessas mudanças? Qual foi o papel das políticas educacionais e do salário mínimo? Essas serão algumas das questões abordadas no lançamento do Ipea.
 
 
SERVIÇO
Lançamento de estudo do Ipea sobre pobreza, desigualdade e crescimento de renda per capita incorporando a nova PNAD 2012: entrevista coletiva com o ministro Marcelo Neri
Data: Terça-feira, 1º de outubro.
Horário: 11h.
Local: Brasília – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) - SBS, Qd 1, Bl J. Edifício BNDES/Ipea - auditório do subsolo.
 
Mais informações:
João Cláudio Garcia – (61) 3315-5334 / (61) 9119-2464 Marcos Hecksher – (61) 8508-1141
 
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada 
www.ipea.gov.br
Fundação pública vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais - possibilitando a formulação de inúmeras políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiro - e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus técnicos.
Assessoria de Comunicação
(61) 3315-5334

Nenhum comentário:

Postar um comentário