domingo, 12 de abril de 2015

Beneficiários do Bolsa Família devem conferir mensagens nos extratos de saque

10/04/2015 14:32
Avisos impressos no recibo indicam recomendações importantes, como a necessidade 
de atualização cadastral e de manter frequência escolar das crianças

Brasília, 10 – Ao sacar o Bolsa Família, o beneficiário deve ficar atento ao extrato de pagamento
. Por meio dele, o governo federal envia mensagens importantes com recomendações para as 
famílias, como a necessidade de atualizar o cadastro ou o eventual descumprimento de 
condicionalidades do programa, que exige frequência às aulas e a manutenção das 
cadernetas de vacinação em dia, por exemplo.

Imagem de beneficiária sacando o benefício e recebendo o extrato
“Essas mensagens são o meio mais direto de comunicação entre o governo federal e 
a família. É sempre importante que ela esteja atenta ao sacar o seu benefício e observe
 se tem alguma mensagem naquele mês”, explica a coordenadora geral de Administração 
de Benefícios do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Caroline
 Paranayba.

Ao receber uma mensagem no extrato, o beneficiário pode ligar para a Central de
 Relacionamento do MDS, telefone 0800-707-2003, para esclarecer dúvidas. Outro 
canal de atendimento é o setor responsável pelo Bolsa Família na sua cidade.

“É importante ler a mensagem do extrato. Por meio dele, nós convocamos ao longo 
dos meses as famílias para fazer algum procedimento. Se a família não observa essa 
mensagem, ela pode descumprir algum compromisso e isso pode levar à interrupção do 
pagamento, até que se resolva o problema”, explica a coordenadora.

Foi lendo o extrato que a beneficiária Lucianne Barbosa de Barros, 28 anos, descobriu 
que seu Bolsa Família havia sido bloqueado. “Li a mensagem e fui até o Cras [Centro 
de Referência de Assistência Social] saber o motivo. E descobri que precisava atualizar
 meus dados. Feito isso, voltei a receber”, conta.

Assim como ela, Lucimar dos Santos Viana, 43 anos, também fica atenta às mensagens. 
“Fico sabendo que tenho que atualizar meus dados no Cadastro Único pelo extrato”, diz. 
“Já tive o benefício bloqueado e vi na mensagem. O problema foi logo resolvido no Cras”,
 acrescenta.

Toda família, ao sacar o benefício tanto nas agências da Caixa Econômica Federal, nos
 lotéricos ou nos postos CAIXA Aqui, recebe o extrato como um comprovante do saque.

Nas mensagens, podem ser encontradas informações como a necessidade de atualização
 do Cadastro Único, dos dados escolares, sobre condicionalidades, avisos para fazer 
o pré-natal ou sobre bloqueio dos benefícios.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa

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