quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Agricultura familiar presente em feira peruana


 0  0 
 
 
quarta-feira, 26 Agosto, 2015 - 16:15
Foto: Ascom/ MDA
A Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre), do Rio Branco, levará a castanha do Brasil. Foto: Ascom/ MDA
Expor produtos, promover degustações, encontrar fornecedores e compradores, conhecer novas tecnologias e realizar negócios. Essas são algumas das oportunidades que terão os participantes da Feira Internacional Expoalimentaria Peru 2015. Com duração de três dias, o evento tem início nesta quarta-feira (26), no Centro de Exposições Jockey, em Lima, no Peru.
O Brasil terá um estande ocupado por seis cooperativas da agricultura familiar, selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) por meio de chamada pública. O estande Brasil – Agricultura Familiar tem o objetivo de promover a imagem, os produtos e ampliar os mercados dos empreendimentos, oferecendo a oportunidade de negócios em todas as partes do mundo. 
Mais de 32 mil profissionais devem visitar a feira, que contará com mais de 650 empresas de agroindústria, pesca, insumos, embalagens, maquinário e equipamentos de processamento.
Cooperativas
No estande do Brasil, todas as regiões estão representadas. A Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre), do Rio Branco, produz castanha do Brasil. Ela foi a selecionada da Região Norte. Mais de 2,5 mil famílias de 14 municípios integram a cooperativa. Na feira, o empreendimento vai divulgar o trabalho realizado em prol do meio ambiente.
O Nordeste será bem representado pela Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Apaeb). Com sede em Valente, na Bahia, a cooperativa foca no desenvolvimento sustentável e solidário da região sisaleira através da comercialização de tapetes e carpetes de fibra de sisal - produzida por cerca de 1,2 mil agricultores.
Duas cooperativas da Região Sul foram selecionadas para o evento, são elas: a Cooperativa Agropecuária de Jacinto Machado (Cooperja), de Santa Catarina, e a Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Corumbataí do Sul e Região (Coaprocor), do Paraná. Produtora de arroz, a Cooperja foi fundada em 1969, com 117 agricultores. Atualmente, conta com 1.523 associados. O objetivo da cooperativa é promover o desenvolvimento econômico das comunidades onde atua com responsabilidade socioambiental. Já a Coaprocor tem 980 associados em 26 municípios, que fazem o beneficiamento das frutas em agroindústria própria. Maracujá, café, uva, tomate e morango são os principais produtos tratados pela cooperativa. 
A Região Sudeste será representada pela Cooperativa Agropecuária de Boa Esperança (Capebe), de Minas Gerais. São aproximadamente 7 mil cooperados que produzem café e milho. Em média, 700 mil sacas de milho e 700 mil de café são produzidas anualmente.
Farinha, canjica, fubá de milho, leite, iogurte, manteiga de leite e queijo são os produtos da Cooperativa Mista Agropecuária do Rio Doce (Cooparpa), que representa a região Centro-Oeste. A cooperativa reúne mais de 500 famílias e tem sede no assentamento Rio Paraíso, no município de Jataí (GO).
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/agricultura-familiar-presente-em-feira-peruana#sthash.QVmGEw0B.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário