quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Documentos de graça para comunidade rural fluminense

0  1 
 
 
quinta-feira, 27 Agosto, 2015 - 12:00
Desde 2004, o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) levou o mutirão para 82 municípios fluminenses. Foto: Naiara Pontes/ Ascom MDA
O estado do Rio de Janeiro, conhecido por ser um grande polo econômico e a maior rota de turismo internacional do país, também possui sua zona rural. Como uma forma de olhar para moradoras dessas comunidades, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) promove o Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural. Nesta quinta (27) e sexta-feira (28), ele estará no município fluminense de Porciúncula. 
O programa incentiva e amplia o acesso das mulheres às políticas públicas, por meio da emissão gratuita da documentação básica, como identidade e CPF. 
A coordenadora de Acesso à Terra e Cidadania do MDA, Tereza Arruda, explica que o mutirão é uma conquista das mulheres rurais, que lutam por esse direito há muito tempo. “Hoje o mutirão fornece documentos de forma gratuita, além de ações educativas como palestras previdenciárias, de enfrentamento à violência, sobre orientação de crédito para mulheres. Então, é uma forma de garantir a cidadania e a autonomia para as mulheres”, afirma.                    
A expectativa é de que 300 pessoas sejam atendidas nos dias de ação. As mulheres têm atendimento prioritário, mas os homens também podem usufruir do benefício. 
Serão emitidos CPF, cédula de identidade, Isenção de Certidões da Fundação Leão XIII e Carteira do Idoso. 
Outros serviços também serão oferecidos como orientações previdenciárias, sobre regularização da posse da terra, acesso à Política Nacional de Reforma Agrária, Financiamento da Produção via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), seguro de acidentes, auxílio maternidade e aposentadoria rural. Também poderão ser tiradas fotografias e cópias de documentos.
No Rio
Desde 2004, o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) levou o mutirão para 82 municípios fluminenses. Foram quase 12 mil mulheres atendidas em 75 mutirões realizados no estado. As beneficiárias receberam aproximadamente 20 mil documentos. 
Serviço:
Data: 27/08 (quinta-feira)
Horário: 8h às 17h
Local: Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, Rua Ana Júlia Ladeira, s/nº - Purilândia.
Data: 28/08 (sexta-feira)
Horário: 8h às 17h
Local: Centro de Referência de Assistência Social - CRAS II Avenida Santa Clara, s/nº - Centro.
Tássia Navarro
Ascom/MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/documentos-de-gra%C3%A7a-para-comunidade-rural-fluminense#sthash.Qzx9W8Uv.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário