quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Patrus Ananias em contato direto com os maranhenses


 0  0 
 
 
quarta-feira, 26 Agosto, 2015 - 21:15
Fotos: Rômulo Serpa/MDA
Patrus conversa com participantes do Congresso da Fetraf/MA
Encontrar com representantes de movimentos sociais, foi prioridade para o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, nesta quarta-feira (26), em São Luís, no primeiro dia de sua agenda no Maranhão. “Estaremos no estado até sexta-feira, em contato direto com as comunidades, visitando os assentamentos, os acampamentos, os diversos espaços da agricultura familiar. Queremos conhecer de perto a realidade e ouvir, para, a partir disso, continuarmos o trabalho para o desenvolvimento da agricultura familiar, da agroecologia, do cooperativismo e da reforma agrária no Brasil”, afirmou Patrus, que na manhã desta quinta-feira (27), apresenta o Plano Safra 2015/2016, direcionado para o Maranhão, e depois visita localidades dos Territórios da Cidadania.
“É uma alegria estar aqui. A Fetraf tem sido uma grande parceira do MDA. É uma feliz coincidência que esse congresso ocorra no mesmo momento que viemos ao Maranhão apresentar o Plano Safra”, destacou o ministro, durante o encerramento do 2º Congresso Estadual da Federação dos Trabalhares e Trabalhadoras na Agricultura Familiar no Maranhão (Fetraf/MA). Na oportunidade, Patrus convidou os presentes para irem a São Bento, localidade próxima a capital maranhense, onde fará o anúncio das medidas.
Sobre os compromissos do Governo Federal com o desenvolvimento rural, Patrus salientou aos participantes que a meta é assentar todas as famílias acampadas, até o final de 2018, bem como promover a produção sustentável. “Temos o desejo de assentar todas as famílias no Brasil, pois gente não foi feita para viver na lona. Além disso, temos compromisso com a agricultura familiar. Queremos que os agricultores produzam alimentos em quantidade e com qualidade, garantindo a segurança alimentar e nutricional do povo brasileiro. Alimentos que promovam a vida, a saúde, e não alimentos com excesso de agrotóxicos. Queremos impulsionar uma agricultura familiar voltada à agroecologia”.  
Ao agradecer a presença do ministro no evento, a presidente da Fetraf/MA, Maria da Graça Amorim, realçou que a participação de Patrus é o reconhecimento da relevância da agricultura familiar para o desenvolvimento do Maranhão e à segurança alimentar da população. “Este momento é muito importante, para nossa Federação. Estamos completando 10 anos de luta e resistência. É por isso que quero dizer, para todos aqui presentes, valorizar os homens e as mulheres do campo, que produzem e botam alimentos na mesa, é valorizar o Brasil”.
Também participaram do encerramento do 2º Congresso da Fetraf/MA, o coordenador-geral da Fetraf/Brasil, Marcos Rochinski, e o vice-governador do estado, Carlos Brandão, representando o governador.
Mais assistência técnica
Ainda em São Luís, em audiência pública sobre Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), com os movimentos sociais e entidades prestadoras de serviços de Ater, Patrus reforçou o compromisso do Governo Federal. “Com o anúncio feito pela presidenta Dilma, durante o lançamento nacional do Plano Safra, definindo o nome do presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), estamos dando passos importantes para que a assistência técnica ganhe um novo impulso”.
Participaram do encontro: representantes do Incra/MA, do governo do Maranhão, da Federação dos Trabalhadores em Agricultura no Estado do Maranhão, do Movimento dos Sem Terra, da Associação de Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão, do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco de Babaçu, além de diversas entidades executoras de serviços de Ater.

Mateus Zimmermann
Ascom/MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/em-contato-direto-com-os-maranhenses#sthash.puojCJh0.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário