terça-feira, 25 de agosto de 2015

Documentação gratuita para duas mil agricultoras do Nordeste

0  0 
 
 
terça-feira, 25 Agosto, 2015 - 16:45
Foto: Rômulo Serpa/MDA
Os estados do Maranhão e Alagoas recebem, nos próximos dias, mutirões do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), do Ministério do Desenvolvimento. O objetivo é ampliar a cidadania das pessoas que vivem na zona rural, em especial as mulheres, garantindo o acesso, gratuito, a documentos básicos. A expectativa é que pelo menos duas mil trabalhadoras do campo sejam atendidas, em cerca de 150 vilas, comunidades e projetos de assentamentos nos dois estados.
Para a diretora de Políticas para Mulheres Rurais e Quilombolas do MDA, Célia Watanabe, estar devidamente documentada é fundamental para o exercício pleno da cidadania. “Isso permite às mulheres acessar as políticas públicas, tais como crédito, assistência técnica, e todo um conjunto de programas disponível para o campo”, explica.
Durante os mutirões, os interessados poderão requisitar: CPF, bem como primeiras e segundas vias de carteiras de identidade e de trabalho. Além disso, será realizada inscrição no INSS, CadÚnico e Bolsa Família. Serviços de fotografia, cópia de documentos e palestras sobre os direitos previdenciários também estarão disponíveis. O projeto é direcionado especialmente às mulheres, mas homens e crianças também podem participar.
PNDTR MA
Desde a criação do programa, em 2004, o Maranhão já recebeu 266 mutirões, nos quais mais de 63,5 mil mulheres foram atendidas, totalizando mais de 112 mil documentos emitidos.
PNDTR AL
Em Alagoas, foram 129 mutirões e mais de 104 mil documentos, contabilizando mais de 56 mil mulheres beneficiadas.
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/documenta%C3%A7%C3%A3o-gratuita-para-duas-mil-agricultoras-do-nordeste#sthash.NGxo25ch.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário