quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Cursos de irrigação e piscicultura capacitam jovens da zona rural da Paraíba

Cursos de irrigação e piscicultura capacitam jovens da zona rural
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) segue capacitando jovens para o mercado de trabalho, por meio do Projeto Amanhã, em municípios do Baixo São Francisco sergipano. Nesta semana, estudantes da Escola Família Agrícola de Ladeirinhas, na zona rural de Japoatã, concluíram o curso básico de irrigação. Outros jovens estão finalizando o curso de preparo de viveiros para piscicultura no povoado Betume, em Neópolis.
Realizado no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, na zona rural de Neópolis, o treinamento em preparo de viveiros beneficia jovens de Neópolis, Santana do São Francisco e Brejo Grande. Durante o curso, ministrado pelo engenheiro de pesca e analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf Iru Guimarães, os alunos aprendem como preparar ambientes para cultivo de peixes. A capacitação tem carga horária de 20 horas.
José Ermício Lima, de 16 anos, é um dos alunos matriculados no curso de preparo de viveiros. Morador do povoado Brejão dos Negros, em Brejo Grande, o estudante avalia a oportunidade de aprendizado como importante para sua futura inserção no mercado de trabalho. “O curso está sendo muito interessante, eu espero utilizar esses ensinamentos no futuro caso precise trabalhar ou me formar nessa área”, declarou José Ermício, que já participou de cursos de compostagem e minhocultura por meio do Projeto Amanhã.
Em setembro, o Projeto Amanhã vai oferecer um curso de capacitação de manejo alimentar na piscicultura, que também será ministrado no Cento Integrado de Betume.
“Esses cursos de piscicultura são uma alternativa interessante para a região, porque esses jovens de cidades ribeirinhas, em sua maioria, têm familiares envolvidos com a pesca”, afirmou Valdirene Cruz, coordenadora regional do Projeto Amanhã em Sergipe. Os cursos são realizados de acordo com as demandas apresentadas pelas próprias comunidades.
Curso de irrigação
projeto amanha SEO curso básico de irrigação, iniciado em 11 de agosto, teve duração de 16 horas e foi ministrado pelo engenheiro agrônomo e analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf Júlio Alves da Silva Neto. Além de receber instruções sobre técnicas básicas para manejo da irrigação, os estudantes da Escola Família Agrícola de Ladeirinhas participaram da instalação de dois kits de irrigação doados pela Codevasf à unidade de ensino.
Os sistemas de irrigação entregues à Escola Família Agrícola de Ladeirinhas funcionarão como unidades do PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), auxiliando os alunos em sua formação. Cada kit de irrigação possui capacidade para irrigar uma área de até 500 m² e possibilita o plantio de frutas e hortaliças com baixo consumo de água, com irrigação por gotejamento.
Projeto Amanhã
O Projeto Amanhã completa neste ano 22 anos de existência com a marca de mais de 27 mil jovens capacitados. Criado em maio de 1993 pela Codevasf, o projeto busca inserir jovens da área rural no mercado de trabalho, complementando as atividades educativas com cursos, palestras, dias de campo, práticas de empreendedorismo e associativismo.
“Os cursos de capacitação do Projeto Amanhã foram realizados na área de atuação da Codevasf que compreende os vales dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim, nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Piauí e Maranhão”, destaca a Coordenadora Executiva do Projeto Amanhã, Maria da Conceição da Silva. 
Veja fotografias ilustrativas no Flickr da Codevasf:
Ouça as notícias da Rádio Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário