terça-feira, 31 de julho de 2012

Coleta Seletiva de Óleo Usado começou hoje em Iriri



A Secretaria de Meio Ambiente (Seman) já começou a implantar a coleta seletiva no município de Anchieta. Os projetos pilotos dos diversos tipos de coleta estão sendo realizados em várias comunidades. Em Iriri começou, hoje (31), a coleta seletiva de óleo de cozinha usado.

Este projeto está sendo realizado em parceria com a Secretaria de Saúde, por meio dos Agentes Ambientais e de Saúde, da Recóleo – logística de coleta –, e conta com o apoio da Samarco Mineração S/A.

Segundo a Seman, todo cidadão deve participar do programa de Coleta Seletiva. “Fazer a separação do óleo usado não é uma mera participação. A população precisa entender que é um compromisso com a preservação do meio ambiente, melhorando a qualidade de vida de todos”, disse a coordenadora do programa, Ana Matta.

O óleo usado deverá ser separado em casa em uma garrafa peti e encaminhado a um desses pontos coletores. Os recipientes com o óleo será depositado no coletor, e a empresa parceira fará o recolhimento periódico desse resíduo.

A participação não é restrita apenas aos moradores de Iriri. Aqueles que quiserem participar devem levar o óleo nos pontos coletores (lista abaixo) ou nos pontos que já fazem a coleta independente (posto de combustível). As empresas que geram maior quantidade podem procurar a Secretaria para obter informações sobre as empresas licenciadas que fazem esse tipo de coleta.

Confira os pontos de coleta em Iriri:

•    Supermercardo Iriri
•    Posto de Combustível Albatatroz
•    Escola Manoel de Paula Serrão;
•    Em breve, na escola Tom e Jerry.

01 litro de óleo usado vale R$ 0,40 - O sistema de troca funciona assim:
•    No supermercado Iriri - desconto na compra de óleo vegetal novo;
•    No posto de combustível - desconto no abastecimento dos veículos;
•    Na Escola Manoel de Paula Serrão - o óleo usado é doado e o valor arrecadado com a venda é revertido em benefício da escola e alunos.

Vale ressaltar que esse sistema de troca é uma parceria efetivada entre a Recóleo, empresa da logística de coleta, e o comércio local.
 
Conheça os tipos de Coleta e onde estão sendo realizados os projetos pilotos:

Anchieta irá implantar projeto piloto do programa de Coleta Seletiva
http://www.anchieta.es.gov.br/mat_vis.aspx?cd=7865



Serviço: Secretaria de Meio Ambiente - (28) 3536 1867/ (28) 3536 3678
 
Thiago de Barros
Assessor de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário