segunda-feira, 30 de julho de 2012

Mosaico continua erradicando lavouras de mamão no ES - 29/7/2012


 

A doença do mosaico do mamão continua causando prejuizos para produtores da fruta na região norte do Espírito Santo. É o caso do Patrik Arpini, de Sooretama. O produtor perdeu uma lavoura inteira (foto) devido a contaminação da doença, causada por um vírus, sem colher praticamente nenhum fruto, contabilizando alto prejuízo.
Muitos produtores estão perdendo plantações inteiras devido a forte incidência da doença nos últimos meses na região. Em outra lavoura, Arpini está realizando o roguing, prática de monitoramento das plantas e retiradas dos pés doentes para evitar propagação, para tentar evitar mais prejuízos. “Estamos fazendo o indicado, mas se todos não fizerem também não adianta”, diz.
A erradicação das plantas que apresentam sintomas é a única maneira de evitar a disseminação da doença.
Sintomas da doença
Inicialmente ocorre um amarelecimento das folhas mais novas que, posteriormente, apresentam um aspecto de mosaico, ou seja, áreas verdes misturadas com áreas amarelas de tonalidades, formas e tamanhos variados. Os frutos podem apresentar manchas sob a forma de pequenos anéis concêntricos, verdes bem nítidos, com aspecto oleoso. Em estágios mais avançados, os anéis podem ficar necrosados e esbranquiçados.

Redação Campo Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário