sexta-feira, 27 de julho de 2012

EM ANCHIETA - Coleta Seletiva: Seman realiza reunião com comunidade As ações de implantação da coleta seletiva no município de Anchieta já começaram. Na segunda-feira (23), a Secretaria de Meio Ambiente (Seman), em parceria com a Secretaria de Assistência Social, reuniu cerca de 25 pessoas em situação de vulnerabilidade social, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), para participarem e serem incluídos no trabalho de triagem dos resíduos secos. Os interessados irão receber treinamento específico para o trabalho de triagem dos resíduos secos durante os próximos meses. Após, irão se inserir na Unidade de Materiais Recicláveis (Unipran), como novos associados quando a coleta seletiva se iniciar. Neste momento, serão abertas de 10 a 15 vagas. Segundo a Seman, esse número é suficiente para triar o volume de resíduo que será coletado durante o projeto piloto. Após a ampliação da coleta seletiva, o número de vagas também será ampliado, admitindo-se novos associados. Mas, vale ressaltar que as vagas serão priorizadas para aqueles já capacitados. A absorção dessas pessoas no processo de triagem dos resíduos secos vai ao encontro à Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei nº 12.305/2010, que estabelece a inclusão social de catadores, pessoas de baixa renda e/ou associações e cooperativas de trabalhos afins, em todos os processos de reciclagem, triagem ou qualquer outro tipo de beneficiamento a partir de materiais recicláveis. Serviço: Os catadores de materiais recicláveis e outros interessados devem comparecer no primeiro dia de capacitação – dia 07 de agosto –, no Centro de Convivência da comunidade de Nova Esperança, efetuar o cadastro e participar da capacitação, que acontecerá das 14h às 17 horas.


As ações de implantação da coleta seletiva no município de Anchieta já começaram. Na segunda-feira (23), a Secretaria de Meio Ambiente (Seman), em parceria com a Secretaria de Assistência Social, reuniu cerca de 25 pessoas em situação de vulnerabilidade social, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), para participarem e serem incluídos no trabalho de triagem dos resíduos secos.


Os interessados irão receber treinamento específico para o trabalho de triagem dos resíduos secos durante os próximos meses. Após, irão se inserir na Unidade de Materiais Recicláveis (Unipran), como novos associados quando a coleta seletiva se iniciar.

Neste momento, serão abertas de 10 a 15 vagas. Segundo a Seman, esse número é suficiente para triar o volume de resíduo que será coletado durante o projeto piloto. Após a ampliação da coleta seletiva, o número de vagas também será ampliado, admitindo-se novos associados. Mas, vale ressaltar que as vagas serão priorizadas para aqueles já capacitados.

A absorção dessas pessoas no processo de triagem dos resíduos secos vai ao encontro à Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei nº 12.305/2010, que estabelece a inclusão social de catadores, pessoas de baixa renda e/ou associações e cooperativas de trabalhos afins, em todos os processos de reciclagem, triagem ou qualquer outro tipo de beneficiamento a partir de materiais recicláveis.

Serviço: Os catadores de materiais recicláveis e outros interessados devem comparecer no primeiro dia de capacitação – dia 07 de agosto –, no Centro de Convivência da comunidade de Nova Esperança, efetuar o cadastro e participar da capacitação, que acontecerá das 14h às 17 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário