sábado, 28 de julho de 2012

FILMCUP abre inscrições para projetos de cinema em coprodução BRASIL-ALEMANHA


 
A FilmCup começa a receber nesta sexta, 20/7, inscrições de projetos de coproduções Brasil-Alemanha de cinema e tevê
Atendimento à imprensa
Mais informações, entrevistas, fotos...
Matias José Ribeiro /Gabinete de Comunicação
(11) 3082-5444  &  8102-9870 & skype: matiasribeiro
FILMCUP: EVENTO INÉDITO PROMOVE
APROXIMAÇÃO ENTRE AS INDÚSTRIAS
DE AUDIOVISUAL DE ALEMANHA E BRASIL

Acontece em São Paulo, em Outubro próximo, a FilmCup Brazil&Germany 2012, evento inédito que tem por objetivo a aproximação dos segmentos de Cinema, TV e Novas Mídias do Brasil e da Alemanha.
Idealizado e dirigido pela brasileira Luciana Dolabella, produtora de cinema radicada na Alemanha, a FilmCup será realizada no mesmo período em que acontece a 36ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, parceira oficial do evento.
FilmCup terá três dias intensa programação. Realizados sempre no Itaú Cultural, durante os dias 24 a 26 de Outubro haverá palestras e debates de profissionais alemães e brasileiros, exibição de filmes alemães inéditos no Brasil e sessões de 'pitching' – nas quais produtores brasileiros apresentarão projetos a financiadores e distribuidores da Alemanha e produtores alemães apresentarão projetos a financiadores e distribuidores do Brasil. Participarão dos 'pitchs' projetos do Brasil e da Alemanha, previamente selecionados por comitês organizados pela FilmCup.
Para marcar festivamente o encerramento da primeira edição da FilmCup, no dia 27 de Outubro será realizado um jogo amistoso de futebol entre representantes das indústrias do audiovisual dos dois países.
Inscrição de projetos até 31 de Agosto – Produtores brasileiros com projetos que possuam potencial para uma coprodução internacional com a Alemanha devem fazer as inscrições de 20 de Julho e 31 de Agosto de 2012, através do site www.filmcup.net.
Podem ser inscritos projetos para cinema e televisão de filmes entre 52 e 120 minutos, de quaisquer gêneros (ficção, documentário, animação), incluindo aqueles que prevejam expansão para outras plataformas e expansão para outros conteúdos (séries). Em princípio, deverão ser projetos a serem financiados e realizados a partir de 2013 e até 2016.
O comitê de seleção será integrado por profissionais do setor audiovisual, a serem indicados respectivamente pela ABPI-TV (Associação Brasileira das Produtoras Independentes de Televisão), pela Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e pelaFilmCup.
Entre os inscritos serão selecionados até 11 projetos, de ficção, documentário e animação, para as diferentes plataformas.
Os projetos serão apresentados durante a FilmCup, em breves 'pitchings', para grupos de potenciais parceiros e financiadores (fundos de investimento regionais e nacionais alemães, canais de televisão alemães e brasileiros, produtores alemães e brasileiros, 'sales agents' alemães e brasileiros).
A divulgação dos projetos selecionados será feita no início de Setembro. Todos os projetos serão incluídos no catálogo daFilmCup Brazil&Germany 2012, com a finalidade de apresentá-los a um grupo maior potenciais financiadores.
Ao mesmo tempo em que estão sendo selecionados os projetos brasileiros, acontece também a seleção dos até 11 projetos de produtores alemães, processo a cargo da German Films, entidade responsável pela promoção de filmes alemães em todo o mundo, bem como pelos fundos alemães de investimento em audiovisual e pela FilmCup.
Aprofundar relações – A produtora brasileira Luciana Dolabella formou-se em língua alemã e literatura na USP (Universidade de São Paulo). Logo depois recebeu bolsa de estudos do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Internacional) para um curso de pós-graduação na Universidade de Freiburg. Terminada a pós-graduação, mudou-se para Berlim, onde estudou produção de cinema na DFFB (The Deutsche Film und Fernsehakademie).
Radicada na Alemanha desde essa época, mas sempre em contínuo vaivém com o Brasil, vem trabalhando como produtora em longas-metragens de ficção e documentário para cinema e televisão.
Luciana concebeu e desenvolveu a FilmCup Brasil&Alemanha em Fevereiro de 2011. Pouco depois, durante o festival de Cannes, o projeto foi apresentado para a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.
Desde então ela vem realizando eventos de articulação e movimentação com entidades alemães e brasileira (em Berlim, Colônia e Munique) – um processo de aquecimento do mercado bilateral. Hoje, há poucos meses da primeira edição do evento, aFilmCup conta com apoio de cerca de vinte instituições e entidades, entre parceiros financeiros e institucionais, representando centenas e centenas de profissionais do audiovisual da Alemanha e do Brasil.
Segundo Luciana Dolabella, o principal objetivo da FilmCup é aprofundar as relações entre os dois países no âmbito audiovisual e ampliar as possibilidades de trabalho conjunto e a capacidade de distribuição, através do crescimento do número de coproduções de cinema e televisão entre Brasil e Alemanha. "Isso significa fomentar e aumentar a distribuição de conteúdos de um País no outro", afirma, lembrando que o momento é oportuno na medida que em 2013-2014 teremos o "Ano da Alemanha" no Brasil.
 Com a experiência de quem já realizou sete coproduções internacionais, duas delas justamente entre Brasil e Alemanha, Luciana Dolabella afirma não ter dúvida de que esse é um modelo que dá certo e que a FilmCup tem tudo para ser um grande sucesso.
Aproximar profissionais – "A FilmCup é também um espaço de 'networking' para fortalecer a aproximação entre representantes dos dois mercados, para garantir um trabalho conjunto mais duradouro e estável", diz Luciana Dolabella.
Ela conta que a FilmCup trará ao Brasil uma delegação de profissionais alemães – entre autoridades políticas, fundos de investimentos no audiovisual, investidores de canais de televisão, produtores de todos os portes, que trabalham com diferentes gêneros, assim como 'sales agents' e distribuidores. "Queremos aproximar profissionais de todas as instâncias do audiovisual dos dois países – informar, tirar dúvidas, discutir parcerias, cooperações e possibilitar a realização de projetos".
Luciana destaca ainda que é especialmente importante para o projeto a parceria com a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. A FilmCup está diretamente vinculada ao "German Focus", que através da German Films está trazendo para a Mostra uma seleção especial de filmes alemães. Vários desses filmes serão exibidos no Itaú Cultural, durante as três noites da Film Cup, com sessões de debates após as sessões.
Parceiros e apoiadores – A FilmCup Brazil&Germany 2012 é uma realização da Ato Cultural e da Polo Cultural Educação e Arte, em parceria com a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e apoio cultural do Itaú Cultural e da Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura.
 Os parceiros institucionais e de apoio financeiro e institucional brasileiros são: SICAV-RJ (Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual), ABPI-TV (Associação Brasileira das Produtoras Independentes de Televisão), APACI (Associação Paulista de Cineastas), ABD (Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas), ABEPEC (Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais), APCNN (Associação de Produtores e Cineastas do Norte/Nordeste), APTC (Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos), BTVP (Brazilian TV Producers), TV Cultura, Canal Brasil, ANCINE (Agência Nacional do Cinema), Ministério da Cultura, Prefeitura de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo.
Os parceiros institucionais e de apoio financeiro e institucional alemães são: German Films, AG DOK, Allianz Deutscher Produzenten, Filmförderungsanstalt, Medienboard Berlin-Brandenburg, Nordmedia, Film und Mediastiftung NRW, MFG Filmförderung Baden-Württenberg, Filmförderung Hamburg Schlesiswig-Holstein e Film und Fernseh Fonds Bayern e os canais de televisão ARTE, ZDF e WDRcom.
Luciana Dolabella, idealizadora e diretora da FilmCup, diz que as coproduções Brasil-Alemanha são já realidade – e cita como exemplos "Praia do Futuro", do diretor Karim Aïnouz, recém-filmado em Berlim e "Bach no Brasil", do diretor alemão Ansgar Ahlers, a ser filmado em breve em Ouro Preto.
"O objetivo da FilmCup é aprofundar as relações bilaterais cinematográficas e televisivas entre o Brasil e a Alemanha, ampliando as possibilidades de trabalho conjunto e a capacidade de distribuição", afirma.
FilmCup Brazil&Germany vem já despertando interesse junto à indústria audiovisual alemã. Um dos indicadores disso é a entrevista com Luciana Dolabella, diretora da FilmCup Brazil&Germany, publicada na edição Fevereiro 2012 da 'Filmecho | Filmwoche', a mais importante revista da indústria cinematográfica alemã, órgão oficial do Deutscher Hauptverband Filmtheater (Federação Alemã de Cinema).


Nenhum comentário:

Postar um comentário