segunda-feira, 30 de julho de 2012

EM CACHOEIRO rodutividade na pecuária leiteira em debate



Será realizado no dia 09 de agosto, em Cachoeiro de Itapemirim, o Simpósio de Produção de Leite a Pasto – Projeto 120, com oobjetivo de transmitir informações a pecuaristas e cooperados da Selita. A realização é do Instituto Capixaba de Pesquisa AssistênciaTécnica e Extensão Rural (Incaper), juntamente com a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Selita eparceiros.
 A ideia surgiu depois de um levantamento preliminar feito pelo Incaper. O diagnóstico mostrou que era possível promover algumasações para melhorar a produção, a produtividade de leite e, principalmente, a qualidade de vida das famílias que vivem da pecuária.
“A Selita percebeu que em torno de 70% de seus cooperados produziam no máximo 120 litros de leite por dia e que o faturamento mensal bruto destes pecuaristas era de, no máximo, cinco salários mínimos. Na época, o salário mínimo era R$ 510,00”, explica o zootecnista do Incaper, Bevaldo Martins Pacheco.
Com base no levantamento feito pelo Incaper, a Selita identificou a necessidade de melhorar os indicadores técnicos e econômicos entre esses pequenos pecuaristas. Neste contexto, surgiu o “Projeto 120: compromisso com o resultado”, cujo nome foi sugerido pelo diretor presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo.
O Simpósio de Produção de Leite a Pasto é voltado principalmente para os pecuaristas contemplados no Projeto 120, que hoje somam em torno de 400 produtores. Será um dia inteiro de palestras e discussões sobre manejo de pastagem, gestão e planejamento da propriedade rural, controle de carrapato e outros temas. Os interessados devem procurar o escritório do Incaper ou a Selita. As inscrições também podem ser feitas no local do evento.
Mais ações na pecuária leiteira
O manejo adequado do rebanho, a alimentação do gado e o melhoramento genético são de fundamental importância para produzir mais leite com qualidade. Sabendo disso, o Incaper desenvolve diversas ações a fim de promover mais qualidade de vida aos produtores de base familiar que têm na pecuária leiteira a principal fonte de renda. Na Fazenda de Pacotuba, em Cachoeiro de Itapemirim, um curso de inseminação artificial em bovinos será oferecido no próximo dia 03 de agosto. Para mais informações, acesse: http://www.incaper.es.gov.br/noticia_completa.php?id=2328.
Serviço:
Simpósio de Produção de Leite a Pasto – Projeto 120 Selita
Data: 09 de agosto de 2012
Hora: a partir das 8 horas
Local: Salão de Eventos do Belas Artes – Perim Center.
Avenida Jones dos Santos Neves, Bairro Caiçara, Cachoeiro de Itapemirim, ES.
(em frente ao Café Campeão).

Programação:
8h – Recepção dos participantes com milk break;
9h – Abertura oficial;
09h30 – Apresentação do Projeto 120 – Selita;
10h – Manejo de Pastagem;
11h30 – Almoço;
12h30 – Gestão e planejamento da propriedade rural;
14h – Controle do carrapato;
15h30 – Encerramento, com sorteio de brindes.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação – Incaper Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre Texto: Juliana Esteves comunicacao@incaper.es.gov.br Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389 Twitter: @incaper

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário