sexta-feira, 27 de julho de 2012

Sebrae leva suporte aos pequenos comerciantes de vários municípios do Estado


De 30 de julho a 24 de agosto, o Projeto Comércio Total vai percorrer sete município capixabas para dinamizar e fortalecer a gestão do comércio de bairros
Nos próximos dias, o Projeto Comércio Total vai realizar uma verdadeira força-tarefa para dinamizar o comércio de bairros em sete municípios da Grande Vitória e interior. Desenvolvido pioneiramente pelo Sebrae no Espírito Santo, o programa tem sido uma importante iniciativa para melhorar a gestão das microempresas e empresas de pequeno porte, especialmente para o comércio varejista e prestadores de serviços em diversos municípios do Estado.
A ação chega aos municípios de Sooretama e Ecoporanga na próxima semana, entre os dias 30 de julho e 03 de agosto. A agenda inclui ainda os municípios de Serra, João Neiva, Vila Velha, Afonso Cláudio e Cachoeiro de Itapemirim, que recebem o Comércio Total até o final de agosto.
A programação consiste em uma semana de palestras de capacitação com nove temas relacionados ao universo comercial, como “Visual de Loja”, “Controle de Estoque”, “Formação de Preço de Venda”, “Atendimento ao cliente”, entre outras orientações práticas de consolidação dos pequenos empreendimentos. É uma oportunidade única para o micro empresário melhorar o seu estabelecimento comercial.
Um dos beneficiados pelo projeto foi José Albino da Costa, que há dez anos passou de aposentado a empresário, abrindo seu próprio negócio no bairro Santo Antônio, a Sorveteria Orabolas. No início de julho, ele aproveitou para participar pela segunda vez do Comércio Total, quando o projeto estava atuando em seu bairro. “Para não ficar parado quando me aposentei, fiz um curso de empreendedorismo no Sebrae e abri meu próprio negócio. Hoje a sorveteria é um sucesso, mas o apoio do Sebrae ainda é fundamental. O Comércio Total abriu o mundo pra mim, me ensinou a administrar, escolher o preço dos produtos,  fazer movimento de caixa e até mexer com porcentagem, porque até então eu não tinha conhecimento. Por conta disso, já cheguei a vender 90 mil picolés num verão”, conta o empresário de 62 anos, que hoje fornece o seu produto a 40 pontos comerciais e restaurantes da Grande Vitória.
Podem participar do Comércio Total os donos de estabelecimentos e seus funcionários. Os inscritos têm direito a consultorias gratuitas e planos de negócios oferecidos pelo Sebrae. A inscrição poderá ser feita na semana que antecede o evento ou nos pontos de apoio CDL ou Nossocrédito.
Confira a agenda do Comércio Total:
Data
Município
Bairro
30/07 a 03/08
Sooretama
Sede
Ecoporanga
Sede
06/08 a 10/08
Serra
Laranjeiras
João Neiva
Sede
13/08 a 17/08
Vila Velha
Santa Mônica
Afonso Cláudio
Sede
20/08 a 24/08
Cachoeiro do Itapemirim
Sede
*Sede corresponde à realização em todo o município



Descrição: amanda freitas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário