segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Biscoitos, harmonia e café



No feriado no início de setembro, na vizinha cidade de São Tiago houve os festejos da tradicional festa do Café com Biscoito em meio a Independência. Com visitantes das redondezas, o evento ocorreu dentro de um clima extremamente pacífico e harmonioso.
A festa do Café com Biscoito ocorreu na praça, onde nas barracas de época estava presente o delicioso café, servido com biscoitos de sabores coco, doce de leite, doce de goiaba, nata ou amendoim e aquela broinha de fubá do saudoso tempo de vovó.
Em meio a tanta gente e de todos os lados, vizinhos ou não, nenhum incidente que ferisse a ordem pública. O comandante de baixa estatura e nariz avantajado via, em seu primeiro ato de comando na nova graduação, a satisfação do dever cumprido e a condução de seus homens rumo à edificação e ao fortalecimento da paz social.
Até um graduado de 43 anos encontrou no filho de 31 a satisfação e o prazer da afinidade de sentimentos. Bons amigos, irmãos, pai e filho.
Os senhores e senhoras vetustas no ritmo do vai-e-vem, dois -pra-lá, dois pra-cá, deslizavam sorridentes ao som da música que ecoava forte, trazendo à tona, um glorioso passado longínquo em meio a um futuro de incertezas de valores.
As árvores da praça testemunhavam o momento sublime e também contribuíram com sua saudação, deixando cair suas pequenas folhas verdes ou amarelas que se confundiam com os longos cabelos loiros, ruivos ou negros das belas garotas que se vestiam como se no verão estivéssemos. Elas, em um gesto singelo com demonstração de poder, ousadia, beleza e formosura, balançavam a cabeça e jogavam seus lindos cabelos, símbolo de sua magia.
Ao badalo do sino das 18 horas, a Ave Maria ecoou e convidou a todos para o momento Santo. Obedientes foram rezar. Findo o seu compromisso de domingo, abençoados e perdoados, todos retornaram para a praça, local da alegria perene, fruto do reinado da maior instituição: a família que lá permanece unida e calcada na hierarquia e sabedoria dos cabelos grisalhos e da aparência saudável da terceira idade.

Por Gazeta de São João del-Rei em 22/09/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário