quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Citricultores de Jerônimo Monteiro se reúnem para discutir sobre a comercialização das produções para Programas Nacionais de Alimentação




Assessoria de Comunicação Incaper

Na próxima terça-feira (11), citricultores do município de Jerônimo Monteiro participarão de uma reunião sobre a comercialização de suas produções para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Eles se reunirão no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Jerônimo Monteiro, com extensionistas e técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e representantes da Cooperativa dos Agricultores Familiares Sul Litorânea do Estado do Espírito Santo (Cafsul), a partir das 9 horas.

A demanda sobre informações que os possibilite comercializar com o Pnae e PAA veio dos próprios produtores e das cooperativas locais. Esses dois programas têm como finalidade trabalhar para a garantia da segurança alimentar de certas parcelas da população e fortalecer a agricultura familiar com a comercialização de seus produtos. Em Jerônimo Monteiro, os citricultores já comercializam suas frutas, principalmente laranja, que é uma das principais atividades agrícolas do município, ocupando cerca de 100 produtores, para escolas municipais por meio do Pnae.

A extensionista do Incaper de Jerônimo Monteiro, Mariana Abdala Prata Guimarães, explica que o objetivo agora é abastecer, também, as escolas estaduais. A reunião esclarecerá as dúvidas dos produtores sobre o Pnae e o PAA. “Pretendemos mobilizar os produtores a vender seus produtos para esses dois programas por meio de grupos formais, como se organizando em cooperativas. Discutiremos como eles podem se incluir nos programas e daremos orientação para que essa atividade seja benéfica”, explicou Mariana Abdala sobre o que será abordado no encontro com os citricultores.

Cerca de 50 produtores do município são esperados para a discussão que é uma realização do Incaper, da Cafsul e da Associação Rural de Jerônimo Monteiro (Arugem).

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Mariana Bergamini
comunicação@incaper.es.gov.br
Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário