quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Dia da Árvore é comemorado com adesões ao Programa Reflorestar



Divulgação

Nesta sexta-feira, dia 21 de setembro, é celebrado o Dia da Árvore. Entre os eventos de comemoração da data, haverá assinaturas de termos de adesão ao Programa Capixaba de Ampliação da Cobertura Florestal (Programa Reflorestar), desenvolvido pelo Governo do Espírito Santo. O evento será realizado às 9 horas, na Fazenda Experimental do Incaper, em Viana, e é promovido pelas Secretarias de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama).

Durante as comemorações pelo dia, também haverá entrega de certificados para aproximadamente 30 técnicos extensionistas do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), que foram capacitados pela Seama para fornecer assistência aos produtores rurais, ampliando as ações do Programa Reflorestar no interior do Espírito Santo. Também está prevista realização de trilha ecológica e plantio de mudas.

Estarão presentes no evento o governador Renato Casagrande, o secretário da Agricultura, Enio Bergoli, o subsecretário de Meio Ambiente, Fábio Ahnert, o gerente do Programa Reflorestar, Marcos Sossai, representantes das entidades que assinarão os termos de adesão ao Programa Reflorestar, técnicos das autarquias vinculadas à Seag e à Seama e demais convidados.

Entidades aderem ao Programa Reflorestar

Dentre as entidades que assinarão junto à Seama e à Seag o termo de adesão ao Programa Reflorestar, estão o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), o Instituto Verde Brasil (IVB), a Associação dos Engenheiros Florestais do Espírito Santo (Aefes), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Espírito Santo (Fetaes), a Sociedade Espíritossantanse de Engenheiros Agrônomos e Instituto Jacarenema de Pesquisa e Proteção Ambiental.

O objetivo será a conjugação de esforços para a recuperação e a conservação da vegetação nativa e da diversidade biológica do Espírito Santo, uma vez que a meta do programa é ampliar a cobertura florestal no Espírito Santo em até 30 mil hectares até 2014.

O Programa Reflorestar visa recuperar e preservar as áreas remanescentes de Mata Atlântica, visando garantir a disponibilidade de água, a conservação do solo e a biodiversidade, criando oportunidade de renda para os produtores rurais. Sua principal ferramenta de estímulo é o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

O programa integra o quadro de projetos estruturantes do Plano de Governo Novos Caminhos (2011-2014). A coordenação é da Seama e do Iema, em parceria com a Seag, a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), e apoio do Banco Mundial, do setor privado e de Organizações Não Governamentais (ONG’s).

Serviço
Comemoração ao Dia da Árvore e assinatura de termos de adesão ao Programa Reflorestar
Data: sexta-feira (21)
Local: Fazenda Experimental do Incaper, Jucuruaba – Viana
Horário: 9 horas

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação Seama / Iema
Isabela Nucci
(27) 3636 2592 / 9977 1012
meioambiente.es@gmail.com

Assessoria de Comunicação Seag
Léo Júnior
(27) 3636-3700 / 9942-9616
leonardo@seag.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário