terça-feira, 25 de setembro de 2012

MUSEU DO PESCADOR, VITÓRIA


O Museu Histórico da Ilha das Caieiras “Manoel dos Passos Lyrio” recebe a exposição fotográfica “Sob os olhares da Ilha, São Pedro se constrói”. A abertura será nesta quinta-feira (27), às 19 horas.

Em exposição, 76 fotografias que recontam a história da urbanização da Grande São Pedro e o comércio local. O Museu, por exemplo, é uma construção onde já funcionou uma mercearia. A mostra estará aberta à visitação de 28 de setembro a 18 de novembro, de terça a domingo, sempre das 9 às 17 horas.

“Sob os olhares da Ilha, São Pedro se constrói” é resultado da pesquisa do Ponto de Memória da Grande São Pedro. O projeto foi financiado com recursos do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Ministério da Cultura (MinC). A exposição faz parte do calendário de atividades comemorativas de Vitória 461 anos.

Estão programadas ainda duas rodas de conversa relacionadas à exposição. Uma está marcada para acontecer em 26 de outubro. A outra não tem data definida até o momento.

Memória
O Ponto de Memória da Grande São Pedro existe desde janeiro de 2010 e foi criado em parceria com o Ibram tendo por finalidade resgatar a história da região. Suas atividades envolvem exposições em varais e colchas de retalho, inventário participativo e participação em oficinas com o tema museus visando o desenvolvimento e aprimoramento dos trabalhos.

Os Pontos de Memória presentes pelos estados brasileiros têm por concepção reconstruir e fortalecer a memória social e coletiva de comunidades, a partir do cidadão e de suas origens, histórias e valores. Com metodologia participativa e dialógica, trabalham a memória de forma viva e dinâmica, como ferramenta de transformação social.

Roda de Conversa
O Museu do Pescador recebe a 1ª Roda de Conversa dos Pontos de Memória com o tema “Experiências de sustentabilidade em Museus Comunitários”. A atividade será realizada em 26 de outubro, quando serão apresentadas as propostas do Instituto Brasileiro de Museus para estas iniciativas e as atividades desenvolvidas pelo Ponto de Memória da Grande São Pedro.

O público-alvo são gestores e funcionários de museus, participantes de iniciativas de salvaguarda da memória e comunidades tradicionais e estudantes, totalizando um grupo máximo de 60 pessoas.

Museu do Pescador
O Museu Histórico da Ilha das Caieiras “Manoel dos Passos Lyrio”, conhecido popularmente como Museu do Pescador, foi criado pela Lei nº 6.306, de 21 de março de 2005 e aberto ao público no dia 29 de novembro de 2010. Sua missão é resgatar e valorizar a memória social e a cultura da região, além de ser um espaço de confluência de todas as manifestações culturais locais.

SERVIÇO
Vitória 461 anos – exposição “Sob os olhares da Ilha, São Pedro se constrói”
Abertura: quinta-feira (27), às 19 horas
Visitação: de 28 de setembro a 18 de novembro, de terça a domingo, sempre das 9 às 17 horas.
Onde: Museu do Pescador. Rua Felicidade Correia dos Santos, s/n, Ilha das Caieiras, Vitória
Mais informações: (27) 3323-9993.
Entrada gratuita.

Informações para a imprensa
Brunella França
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura de Vitória
(27) 8889-5528 // 9827-1402

Nenhum comentário:

Postar um comentário