sexta-feira, 21 de setembro de 2012

No Dia da Árvore, Programa ‘Reflorestar’ amplia atuação no ES





Assessoria de Comunicação Incaper

Para comemorar o Dia da Árvore, o Programa ‘Reflorestar’, desenvolvido pelo Governo do Espírito Santo, recebeu adesão de entidades que vão juntar esforços para a recuperação e a conservação da vegetação nativa e da diversidade biológica do Estado.

A solenidade de assinatura dos termos foi realizada na manhã desta sexta-feira (21), na unidade Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Fazenda Experimental Engenheiro Florestal ‘Reginaldo Conde’, em Viana.

Estiveram presentes o governador Renato Casagrande, a prefeita de Viana, Ângela Maria Sias, o secretário da Agricultura, Enio Bergoli, o secretário de Meio Ambiente em exercício, Fabio Ahnert, o presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, o presidente do Idaf, José Luiz Demoner, representantes das entidades que assinaram os termos de adesão ao Programa Reflorestar, técnicos das autarquias vinculadas à Seag e à Seama e demais convidados.

O governador Renato Casagrande destacou as ações do Programa ‘Reflorestar’, que tem como meta ampliar a área florestal no Espírito Santo. “As florestas são âncoras para a proteção da água, do solo e do clima. Devemos trabalhar junto com as entidades parceiras para realizarmos, de forma efetiva, as três etapas principais deste programa: preservação, educação e fiscalização”, afirmou Casagrande. “Estamos cuidando da sustentabilidade desta atividade, com um arrojado programa, que tem a meta de recuperar 30 mil hectares das nossas florestas”.

“Temos condições de mostrar que é possível fazer uma agricultura conciliando a atividade com a preservação ambiental. Temos, no Espírito Santo, cerca de quatrocentos mil hectares de terras degradadas e a adesão dessas entidades vai reforçar a construção do sonho de gerar benefício ambiental aliado à geração de renda aos agricultores”, declarou o secretário Enio Bergoli.

O subsecretário da Seama, Fábio Ahnert, falou sobre a importância do Programa Reflorestar, que segue os preceitos do desenvolvimento sustentável. “Para nós, ambientalistas, a árvore é sinal de renovação e é isso o que estamos fazendo aqui no Estado. No dia de hoje, o ‘Reflorestar’ consegue a adesão de um grupo de parceiros importantes que nos ajudará a atingir nossa meta de recuperar áreas degradadas”, considerou. “Em 2011, já recuperamos mil hectares de florestas nativas no Estado e, neste ano, atingiremos mais novecentos hectares de área reflorestada. A floresta é importante para os recursos hídricos, para o incremento da biodiversidade e para a economia”.

O presidente do Instituto Verde Brasil, uma das instituições que aderiram ao Programa Reflorestar, frisou a parceria que a entidade tem com o Governo do Estado. “Já trabalhamos juntos há 12 anos e estamos aqui para apoiar o programa porque acreditamos nas ações desenvolvidas e temos expertises para atuar nessa área”, afirmou o presidente Marco Raposo.

Após a solenidade, o governador Casagrande e os demais participantes percorreram o caminho de uma trilha ecológica e realizaram plantio de mudas de árvores.

Entidades aderem ao Programa Reflorestar

Dentre as entidades que assinaram o termo de adesão ao Programa Reflorestar estão o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), o Instituto Verde Brasil (IVB), a Associação dos Engenheiros Florestais do Espírito Santo (Aefes), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Espírito Santo (Fetaes), a Sociedade Espíritossantanse de Engenheiros Agrônomos (SEEA) e Instituto Jacarenema de Pesquisa e Proteção Ambiental.

Capacitação para profissionais do Incaper

Durante a solenidade, também houve entrega simbólica de certificados para os profissionais do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), que participaram do Projeto Biomas Mata Atlântica, realizado em agosto na Reserva Natural da Vale, em Linhares.

“A capacitação é de fundamental importância para que nossos técnicos prestem assistência aos produtores rurais capixabas cada vez com mais qualidade. O Incaper assumiu papel importante tanto no Projeto Bioma Mata Atlântica, como no Programa Reflorestar. É assim, de maneira inovadora, que ampliamos as ações no interior do Espírito Santo”, ressaltou Evair Vieira de Melo, diretor-presidente do Incaper.

Ainda este ano, o programa será ampliado para mais 17 municípios do interior do Espírito Santo: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Baixo Guandu, Brejetuba, Colatina, Domingos Martins, Itaguaçu, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marechal Floriano, Marilândia, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São Mateus, São Roque do Canaã.

Na ocasião, o Governador Renato Casagrande autorizou o Incaper a contratar novos engenheiros ambientais, para incrementar as ações desenvolvidas em todo o Espírito Santo.

Lançamento do concurso de fotografia do Idaf

Durante o evento e comemoração ao Dia da Árvore, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) lançou o Concurso Cultural de Fotografia ‘A natureza que eu vejo’, voltado para alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas municipais e estaduais do Espírito Santo.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 31 de outubro nos escritórios do Idaf. Os autores das melhores fotografias de cada categoria receberão kits com material escolar personalizado. O julgamento será realizado por uma comissão formada por servidores do Instituto.

O objetivo é incentivar o ensino da educação ambiental com o auxílio de ferramentas lúdicas e despertar a sensibilidade dos estudantes para a causa ambiental.

Programa Reflorestar

O Programa Reflorestar visa recuperar e preservar as áreas remanescentes de Mata Atlântica, visando garantir a disponibilidade de água, a conservação do solo e a biodiversidade, criando oportunidade de renda para os produtores rurais. Sua principal ferramenta de estímulo é o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

O programa integra o quadro de projetos estruturantes do Plano de Governo Novos Caminhos (2011-2014). A coordenação é da Seama e do Iema, em parceria com a Seag, a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), e apoio do Banco Mundial, do setor privado e de Organizações Não Governamentais (ONG’s).

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação Seama / Iema
Isabela Nucci
(27) 3636 2592 / 9977 1012
meioambiente.es@gmail.com

Assessoria de Comunicação Seag
Léo Júnior
(27) 3636-3700 / 9942-9616
leonardo@seag.es.gov.br

Assessoria de Comunicação do Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
comunicação@incaper.es.gov.br
Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ Jória Scolforo
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário