quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Novas áreas e produtividade do café mantêm alta produção no Vietnã



Os preços do café no Vietnã, segundo maior produtor mundial depois do Brasil, podem ficar estáveis na temporada 2012/13, após produtores terem plantado árvores de melhor rendimento em importantes áreas produtoras, disseram traders nesta terça-feira, afastando temores de que as fracas chuvas possam afetar a produção.
Produtores esperavam que a produção recuasse em até um quinto em Daklak, maior província produtora do Vietnã, depois que as poucas chuvas levaram a expectativas de grãos menores.
“A chuva tem sido baixa, então o tamanho do grão é menor, o que leva a uma declínio da produção superior ao intervalo entre 8 e 10 por cento das estimativas anteriores”, disse um trader de Daklak por telefone.
No entanto, ele acrescentou, produtores ampliaram sua área de produção nos últimos anos e também plantaram árvores de alta produtividade em partes dos cafezais que se tornaram produtivas em 2010, permitindo um aumento da produção para 7 a 8 toneladas por hectare.
Isso se compara com a produtividade média oficial de 2,5 toneladas por hectare. A colheita precoce também pode ajudar a segurar qualquer pressão sobre os preços em alta por conta da escassez de ofertas, disseram ainda os traders.
As exportações entre outubro de 2011 e agosto de 2012 subiram 25,8 por cento ante o ano anterior, para 1,51 milhão de toneladas, ou 25,2 milhões de sacas, disse o governo. Com os embarques neste mês estimados entre 60 mil e 90 mil toneladas, o país pode exportar um recorde de 1,57 milhão de toneladas, pelo menos, no ano safra que termina neste mês.
O trader, baseado em Daklak, disse que os produtores do Central Highlands mantinham 60 mil toneladas, junto com estoques de exportadores e empresas estrangeiras, que sugerem uma produção recorde de, pelo menos, 1,6 milhão de toneladas da safra 2011/12. A safra de café do Vietnã vai de outubro a setembro do ano seguinte. (US$1=20.790 dong)
Fonte: Reuters
CCCMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário