segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Roberto Tessari, inspirador do agroturismo capixaba.

Roberto Tessari é italiano e morou no Brasil como voluntário trabalhou na Escola Família Agrícola de Iconha, que pertence ao MEPES - Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo.
Voltando a Itália Roberto Tessari montou uma propriedade onde explora o Agriturismo.
Foi de sua Azienda Agrituristica Mondragon, em Treviso, Veneto, que nasceu a idéia do Agroturismo no Espírito Santo, em 1992.
Um homem que merece o nosso aplauso.

O texto que segue é o que está ao lado da foto de Roberto Tessari e é de autoria de Linda Kogure.
Principal atração do Seminário sobre Agroturismo, que aconteceu no último dia 22 na Casa da Cultura de Venda Nova do Imigrante, o presidente da Associação de Turismo Verde do Veneto, na Itália, Roberto Tessari, acredita que a essência do agroturismo já existe no Espírito Santo. O que falta para ele é organização.
Co-autor do livro Agriturismo in Prima Linea, Tessari fica até sexta no Estado. Durante estas duas semanas, ele conheceu propriedades rurais de Afonso Claudio, Castelo, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vargem Alta, Domingos Martins e Marechal Floriano, municípios onde já se pratica do agraturismo. Esteve também em Pinheiros, no Norte do ES e circulou pelos municípios da orla.
Tessari ficou encantado com as belezas do Estado e sua potencialidade para o agroturismo. Engenheiro Agrônomo e produtor de gansos no Veneto, o italiano chega a receber até 60 hóspedes de vez em sua propriedade. Entusiasta do agroturismo, Tessari revelou que na Itália, o setor cresce 30% ao ano, movimentando US$ 300 milhões. O agriturismo italiano reúne 5 mil produtores e consegue e consegue atrair 25% dos turistas europeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário