segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Servidores do Incaper participam de Oficina de Alimentação saudável



Assessoria de Comunicação Incaper
Servidores da Sede participantes da oficina
Na última sexta-feira (21) foi realizada a Oficina de Alimentação Saudável, na Sede do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Cerca de 20 servidores participaram da atividade, cujo objetivo foi proporcionar o conhecimento de alternativas de substituição de alimentos no preparo de um cardápio saudável.

A atividade foi dividida em duas etapas, sendo a primeira uma palestra sobre Alimentação Saudável com a extensionista do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) de Venda Nova do Imigrante, Rita Zanúncio. A outra foi uma atividade prática, caracterizada pelo preparo de receitas saudáveis.

A palestra abordou o conceito de saúde vinculado à alimentação. “A saúde é a combinação do bem-estar físico, mental e social, não apenas a ausência de doenças. Para uma boa saúde, é preciso ter uma alimentação adequada. Estudos comprovam que 70% das doenças possuem raiz na alimentação errônea”, explicou Rita.



Dicas de alimentação saudável são apresentadas em palestra.


A extensionista também fez um comparativo da alimentação de antigamente com a alimentação atual. “Os alimentos de hoje em dia possuem muitos aditivos químicos. A alimentação é super proteica, sobrecarregando o organismo”, disse Rita. Ela afirmou que quanto mais simples a alimentação, mais saudável ela é. “O típico prato do brasileiro é ideal em uma dieta saudável: arroz, feijão, salada crua, verduras cozidas, carne ou ovos e, de sobremesa, uma fruta”, indicou.

Participantes preparam cardápio de lanche

Após a palestra com várias dicas de alimentação saudável, os participantes realizaram o preparo de alimentos para um lanche da tarde. Antepasto de berinjela, salada de frutas com granola, fanta natural e suco de ervas aromáticas foram as receitas escolhidas. Os servidores foram divididos em dois grupos e cada um deles ficou responsável pelo preparo das receitas.

A servidora aposentada Laudeci Maia ficou no grupo responsável pelo preparo do antepasto de berinjela, alimento que substitui a manteiga para comer com pão e torradas. Ela contou que a experiência foi muito interessante e que irá fazer a receita no dia a dia. “Também gostei da receita de fanta natural. É muito bom para as crianças que não querem comer verduras e frutas, pois realmente parece o refrigerante”. A fanta natural é uma mistura de cenoura, caldo de limão, casca de laranja e uma pitada de bicarbonato de sódio.




Servidoras no preparo do antepasto de berinjela.


O preparo da granola foi feito pelo servidor Magno Rodrigues da Silva. Ele afirmou que todas as receitas são fáceis de fazer em casa. “Foi muito interessante o preparo de todos os alimentos. Gostei tanto que fica difícil escolher alguma como destaque”, disse Magno.




Servidor aprende a fazer granola.


Saúde e prevenção

De acordo com a assistente social do Incaper, Hildeneia Patrício, a realização da Oficina de Alimentação Saudável foi feita devido ao quadro de hipertensão diagnosticado em servidores no exames realizados, na Sede, durante a Estação Saúde. “Muitos profissionais apresentaram pressão arterial elevada. Por isso, quisemos oferecer uma atividade que ensinasse a preparar alimentos com menos sódio”, falou Hildeneia. Ela também reiterou que foram convidados servidores aposentados para a atividade e que essa foi mais uma ação preventiva para proporcionar qualidade de vida ao servidor.

A Oficina de Alimentação Saudável foi uma realização do Incaper, por meio do Departamento de Recursos Humanos (DRH) em parceria com a Associação dos Servidores do Instituto (Assin).

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicação@incaper.es.gov.br
Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário