sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Abertura da TriestEspresso Expo 2012




Inicia-se, hoje, a 6.ª edição do TriestEspresso Expo, considerada a mais importante exposição B2B focada exclusivamente no negócio do café espresso. De periodicidade bienal, este evento reúne num único espaço todos os elementos constitutivos da cadeia específica do café.
Organizada pela Aries (Azienda Speciale della Camera di Commercio di Trieste), em colaboração com a Assocaffè e Trieste Coffee Cluster, é dirigida aos profissionais internacionais que operam neste setor do café, decorrendo, até ao próximo dia 27 de outubro, no centro de exposições de Montebello, na cidade de Trieste (Itália). 
Entre o público-alvo, estarão visitantes oriundos da Europa Central e Oriental, Balcãs, mercados asiáticos emergentes, sendo esperada a afluência de visitantes de 85 países. De notável vocação e perfil internacionais, este certame irá acolher 230 expositores de 20 países.
Voltada para o café, centrará as atenções nos seguintes produtos: equipamentos para café e máquinas (processamento, torrefação, preparação, moinhos e embalagem); todos os tipos de café (café verde, café torrado, café descafeinado, café orgânico); sistemas de limpeza de água; acessórios de café; vestuário; adesivos industriais; cacau, entre outros.
Trata-se, antes de mais, de uma oportunidade única para afirmar a qualidade do café espreso Made In Italy. Importa relembrar, a propósito, que Trieste continua mantendo a sua primazia como principal porto de importação de café.
Com um rico e vasto programa, o certame oferece várias sessões de formação, rubricas culturais e recreativas. Os participantes terão a possibilidade de usufruir de uma ampla oferta formativa desenvolvida em colaboração com a SCAE (Speciality Coffee Association Europe), que trará, pela primeira vez, um workshop certificado para abordar e explorar temas como a degustação de chávena de café, latte art e café verde.
Entre os principais destaques desta edição, está a presença da empresa do filho de Bob Marley, a Coffee Marley, que produz café Giamaica Blue Espresso, de elevada qualidade, torrado e embalado no Reino Unido.
A conferência de abertura do evento, marcada para hoje, às 10h, fará uma viagem através de alguns dos países mais representativos ao nível da produção de café. A rubrica "Café: uma viagem a partir de Trieste através dos países produtores" incidirá sobre as últimas tendências que estão a dominar estes mercados. Concretamente, serão postos em evidência os fatores que determinam a qualidade e quantidade dos produtos em grão, as linhas de desenvolvimento seguidas pelos diferentes mercados, os efeitos da atual contingência e perspetivas futuras. Os oradores abordarão as tendências não só de produção, mas também de consumo. O itinerário a percorrer inclui passagens pela Indónesia, Guatemala, Índia, Brasil, El Salvador, Índia.
Conforme referido, todos os elos da cadeia do café estarão representados: importadores; torrefatores; produtores de equipamentos de café espresso; máquinas de torrefação e processamento; embalagens; copos de café e acessórios; e serviços relacionados.
O workshop iniciar-se-á, no dia de hoje, com um aprofundamento sobre como iniciar o seu próprio bar de café espresso, seguido de 5 horas dedicadas a 'cuptasting': estabelecer as bases e fundamentos para garantir o melhor sabor, perceber as diferenças qualitativas e quantitativas em diferentes tipos de café e, ainda, ser capaz de descrevê-los. Para hoje, está também prevista uma sessão que fornecerá informações e conselhos práticos sobre a melhor forma de torrar os grãos, fazendo peculiar alusão ao impacto da torrefação nas propriedades do café.
Amanhã de manhã, embora de forma muita sucinta, irá realizar-se uma introdução ao cuptasting, enquanto da parte da tarde a ênfase será colocada no sistema de café verde: o solo, a altitude e a temperatura como fatores que influenciam a perceção e qualidade do café; a sazonalidade do café, o ciclo de crescimento da planta; técnicas de processamento, armazenamento e transporte.
Na jornada conclusiva de 27 de outubro, será retomado, de novo, o cuptasting, mas, desta vez, incluindo um módulo avançado. O programa formativo concluirá com uma sessão dedicada à latte art, a técnica de decoração hoje indispensável para a preparação do cappuccino. 
 
 
 
HOSTELVENDING.COM.PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário