terça-feira, 2 de outubro de 2012

EliminaSífilis: Começa a campanha nas unidades de Saúde de Anchieta



A partir de segunda-feira (08) começa a campanha EliminaSífilis em todas as unidades de Saúde de Anchieta. No interior, a coleta de sangue será nas próprias unidades, quem mora na área urbana deve procurar o Centro de Especialidades Unificado (CEU), de segunda a quinta, das 7 às 14 h. O exame é indicado para todas as pessoas com vida sexual ativa, não é necessário encaminhamento médico, e a pessoa não precisa estar em jejum. A campanha vai até 31 de outubro. A expectativa é que sejam feitos exames em cerca de duas mil pessoas.
A sífilis é uma doença infecto-contagiosa, de evolução sistêmica crônica causada por uma bactéria denominada Treponema Pallidum. A forma mais comum de transmissão é pela via sexual e por contatos íntimos. Pode também ser transmitida da mãe para o feto (intraútero) ou pelo contato da criança com as lesões maternas durante o parto. Nesse caso, passa a ser denominada Sífilis Congênita.
Após o contato, as manifestações clínicas aparecem de 10 a 90 dias, dependendo do número e virulência das bactérias infectantes e também da resposta imunológica da pessoa infectada. A primeira manifestação que aparece é chamada cancro duro, uma lesão sem dor, com as bordas endurecidas. Se não for tratado, a lesão pode persistir por mais 30 a 90 dias e pode desaparecer espontaneamente.

Após 50 a 180 dias do contágio, surgem lesões chamadas exantemáticas no órgão genital e ou na boca. Essa fase é conhecida como sífilis secundária.
Da mesma maneira, se não for tratado, essas lesões vão desaparecer e a pessoa entrará numa fase conhecida como sífilis latente, que tem duração de 1 a 2 anos, e se caracteriza pelo chamado “silêncio clínico”. Não há nenhum tipo de sinal ou sintoma e a pessoa se considera curada.
No entanto, após esse período de aparente bom estado clínico, pode ter início a fase de sífilis tardia. Nesse momento, as manifestações são mais graves e podem acometer diferentes órgãos como a pele e outros órgãos vitais como ossos, sistema cardiovascular, olhos e sistema nervoso.

A doença pode prejudicar o relacionamento com o parceiro, que também poderá ser infectado. A saúde do paciente começa a ficar comprometida, a sífilis abre caminho para outras doenças sexualmente transmissíveis (DST), como a AIDS. No caso da mulher, se ela estiver grávida, o feto pode ser infectado e causar malformações, podendo levar à morte do feto. Se não for tratada adequadamente e no tempo certo, leva ao comprometimento de órgãos vitais, como o coração e o cérebro e podendo levar à morte.
Há ainda variações da sífilis, como a Sífilis Congênita, uma complicação da sífilis adquirida que ocorre durante a gravidez que, em muitos casos, leva o bebê à morte. Podem surgir malformações como: surdez, cegueira, e lesões em diversos órgãos da criança. Por isso, é importante que a mulher que está planejando engravidar vá antes ao ginecologista e faça os exames necessários para a pesquisa desta e de outras doenças que podem comprometer o desenvolvimento do bebê. No caso da mulher já estar grávida, é importante que ela procure a unidade de Saúde e faça o pré-natal. Quanto mais cedo diagnosticada a sífilis, mais fácil e melhor é o tratamento e os resultados, para a mãe e para o bebê.

Tratamento
O diagnóstico da sífilis é feito com um exame denominado VDRL. Outros exames também podem ser solicitados. No caso da gestante o pedido do VDRL deve ser feito na primeira visita e o outro no início do terceiro trimestre (34ª semana).
O melhor tratamento ainda é a penicilina. Estudos já comprovaram a sua eficácia superior a outros medicamentos. A dose deve ser de acordo com o estágio clínico da doença.  O tratamento deve ser estendido também para a parceira. Se apenas um deles fizer o tratamento, é considerado como tratamento inadequado e há possibilidade de recorrência da sífilis. Para comprovar a cura, devem ser feitos novos exames VDRL aos 3, 6 e 12 meses após o tratamento. A melhor prevenção é usar preservativos e realizar consultas periódicas para saber como está sua saúde.


Serviço.  Centro de Testagem e Acompanhamento (CTA) - (28) 9963-3712.

Nenhum comentário:

Postar um comentário