sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Livro conta histórias de libaneses pelo mundo


Livro conta histórias de libaneses pelo mundo
25/10/2012 | ICArabe

O historiador Roberto Khatlab lança neste domingo, em Beirute, o livro: "Les Libanais dans le Monde, Vision socio-culturelle et historique” (Os Libaneses no mundo – visão sociocultural e histórica), que aborda a presença libanesa em quatro continentes.
A obra, em francês, inclui histórias de personalidades como a cantora Shakira, da Colômbia, a atriz Salma Hayek e o empresário Carlos Slim (ambos do México). Entre os libaneses do Brasil, têm suas trajetórias contadas o geógrafo, pesquisador da USP, um dos maiores especialistas em geografia física do país e Presidente de Honra do ICArabe, Aziz Ab´Saber  (24 de outubro de 1924-16 de março de 2012), e o escritor Milton Hatoum, entre outros.
O autor também teve contato com libaneses de países como Canadá, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Costa Rica, Senegal, Egito, Filipinas, Japão, Suíça e Portugal, entre outros. “Foi uma volta ao mundo, passado e presente, analisando o porquê da emigração, a escolha do local da emigração, a adaptação na nova sociedade e os laços que permanecem com a terra de origem dos ancestrais”, conta o escritor.
Os relatos das histórias dos pioneiros e dos que vivem hoje em sociedades diversas mostram libaneses e descendentes de várias áreas, como Cultura, Economia, Comércio, Ciências e História. “Iniciei a pesquisa sobre os libaneses no Brasil no ano 2000. Em 2002, lancei o livro  `Mahjar - Saga Libanesa no Brasil`, em português e árabe. Em 2007, foi criada a página sobre os libaneses no mundo (publicada duas vezes por mês) no jornal  francês de Beirute, L'orient-le jour, para a qual escrevi o primeiro artigo, que abordava os libaneses no Brasil. A partir daí, iniciei viagens, encontros e entrevistas e comecei a escrever sobre os libaneses em varias regiões do mundo”, explica Khatlab.
O escritor destaca a riqueza pessoal e profissional que a pesquisa possibilitou: “Cada entrevista é uma experiência diferente, pois cada pessoa expressa seu caráter e sua energia face às dificuldades, mas todas têm o objetivo de vencer. Cada entrevistado mostra a saga de construir uma vida melhor. E podemos dizer que os libaneses têm isso no sangue, são dinâmicos e perseverantes. Poucos são os que não vencem. As histórias que apresento são também de vários anônimos que contribuíram para a formação da grande história do Líbano na imigração”.
Apesar dos rumos e maneiras de adaptação diferentes, os libaneses que se aventuraram pelo mundo têm trajetórias semelhantes, de acordo com Khatlab. “É quase sempre a mesma, em busca de dias melhores, por questão de conflitos ou econômica no Líbano. Muitas histórias giram em torno de trabalhar duro para dar uma situação melhor aos filhos e com todo esforço pessoal muitos construíram impérios. A prova disso é que em toda parte do mundo encontramos o libanês que iniciou  a vida como mascate , abriu loja, passou para a indústria e seus descendentes expandiram para todas as áreas. “
O livro tem o prefácio de Michel Eddé, ex-ministro da Cultura do Líbano e presidente da Fundação Maronita no mundo. Ele é uma publicação da editora libanesa Dar Saer Al Mashrek e o lançamento acontece na 20ª Feira Francófona do Livro em Beirute, que acontece de 26 de outubro a 04 de novembro, no Beirute International Exhibition & Leisure Center (Biel). O lançamento do livro acontece no Centro de Eventos do local. Ainda não há previsão para lançamento no Brasil, mas o autor espera viabilizar a publicação em português.  “Se houver uma editora interessada será uma satisfação ver este livro em língua portuguesa.”
Khatlab tem vários livros publicados, em português, francês, inglês, espanhol e árabe. Atualmente, é diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina na Universidade Saint-Esprit de Kaslik (Cecal-Usek). Além de escrever sobre os libaneses no mundo, pesquisa também os libaneses que voltaram e formaram comunidades no Líbano, entre outras a comunidade do Brasil, que ultrapassa 10 mil pessoas. Escreve sobre as várias atividades realizadas naquele país, como o grupo Alecrim, que reúne mães brasileiro-libanesas e grupos de crianças que se encontram para conservar o idioma português, através de brincadeiras, para que conservem o idioma, mas não fiquem isoladas na sociedade em que vivem.

Serviço:
Livro: "Les Libanais dans le Monde, Vision socio-culturelle et historique"
Idioma: francês
Autor: Roberto Khatlab
E-mail do autor: robertokhatlab@yahoo.fr
Editora: Dar Saer Al Mashrek
Contato da editora: www.entire-east.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário