quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Preço do café no Vietnã deve cair em novembro e estimular demanda




Por Ho Binh Minh
 
Reuters – O comércio de café do Vietnã estava morno nesta semana, com muitos compradores esperando pela queda dos preços em novembro, quando a oferta deverá aumentar com o recente pico da colheita.
 
O aumento das ofertas no próximo mês no país asiático, maior produtor e exportador mundial de café robusta, pode reduzir os preços globais ainda que a produção da temporada 2012/13 recue do recorde de 1,6 milhão de toneladas no último ano safra.
 
"Em duas semanas os produtores vão começar a colher as cerejas com lona debaixo das árvores", disse um trader em Buon Ma Thuot, capital da província de Daklak.
 
O uso de lona indicaria um avanço da colheita, garantindo ampla oferta para o mercado de exportação no final de novembro.
 
Leva de sete a dez dias para colher, secar, limpar e embalar as cerejas no cinturão produtor de café do Planalto Central, para entrega no porto de Saigon, caso chuvas não interrompam o processo de secagem.
 
"Os novos grãos ainda estão pequenos e a qualidade não é estável, que são normalmente os sinais no início da colheita", disse outro trader de empresa estrangeira por telefone, enquanto andava por área de café em Daklak, principal província produtora do Vietnã.
 
O primeiro trader disse que até 3 por cento da safra de café de Daklak já foi colhida, enquanto o segundo trader disse que entre 10 e 20 por cento de cada carga inclui agora grãos recentemente colhidos.
 
Daklak representa cerca de um terço da produção total do Vietnã.
 
Nesta terça-feira, os grãos robusta recuaram para entre 40.600 dong e 41.500 dong (1,95 dólar e 1,99 dólar) por kg em Daklak, ante entre 41 mil e 41.600 dong na segunda-feira, acompanhando a leve queda no mercado futuro de Londres. Na terça-feira passada os grãos estavam em 40.500 dong por kg.
 
CNC Café

Nenhum comentário:

Postar um comentário