quarta-feira, 24 de outubro de 2012

SC: experiência em assentamentos é apresentada em Seminário de Educação Ambiental



24/10/2012 10:27
A experiência de educação ambiental nos assentamentos do Incra em Santa Catarina é um dos 25 trabalhos selecionados para serem apresentados no Seminário de Boas Práticas em Educação Ambiental. Promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), o evento, de 28 a 30 de novembro, em Brasília (DF), tem em sua programação o lançamento de um livro com o relato de todas as experiências selecionadas, além das apresentações dos seminários e debates.
O trabalho foi inscrito pela empresa Ecodimensão Meio Ambiente e Responsabilidade Social Ltda, que venceu o processo licitatório elaborado pelos técnicos de meio ambiente da superintendência do Incra/SC. A proposta inicial era atender às exigências legais para a concessão e manutenção das licenças ambientais nas áreas de assentamento. Entretanto, o resultado principal, identificado ao longo das oficinas ambientais realizadas nos assentamentos, foi o de sensibilizar os agricultores assentados sobre a importância das questões ambientais, instruindo-os para desenvolverem sistemas de manejo sustentáveis dos recursos naturais.
Oficinas ambientais
As atividades educacionais nos assentamentos ocorreram entre o segundo semestre de 2008 e o final de 2009. A estratégia empreendida pelos educadores se deu por meio de oficinas ambientais, com quatro módulos de oito horas/aula, num total de 32 horas cada, dirigidas a grupos que variavam entre 40 e 50 agricultores.
Com métodos pedagógicos e linguagem de fácil compreensão, as oficinas abordaram temas como legislação ambiental, manejo sustentável de recursos naturais, resíduos sólidos, sistemas sustentáveis de produção e recuperação de áreas degradadas. O resultado, como esperado, foi uma grande interação com os ministrantes dos cursos, por meio de questionamentos e troca de experiências.
No total, foram contempladas 52 áreas de reforma agrária, localizadas em 14 municípios, beneficiando 2.495 famílias de agricultores assentados. Todo conteúdo didático foi ministrado por técnicos de diversas áreas de conhecimento, sempre em articulação com os técnicos de assistência técnica, que prestavam serviços àquelas famílias na época dos cursos, e que se encarregaram de dar continuidade ao aprendizado, sempre supervisionados pelos servidores do Incra/SC.
Como resultado prático, além de todo o conhecimento adquirido, após participar das oficinas, e por iniciativa própria, muitos assentados cercaram suas Áreas de Preservação Permanente (APPs) e plantaram mudas de espécies nativas e frutíferas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário