quinta-feira, 2 de outubro de 2014

PRONATEC REGISTROU MAIS DE 500 MIL MATRÍCULAS NO RIO DE JANEIRO

Pronatec registrou mais de 500 mil matrículas no Rio de Janeiro


Para a presidenta Dilma Rousseff, a formação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é uma das principais estratégias para o Brasil se tornar uma nação desenvolvida. “O País que quer se desenvolver tem de apostar na qualificação do trabalho. Estamos melhorando o emprego, a qualidade do trabalho, melhorando salário na base, ali naquilo que sabe que vai durar, e vai durar para sempre. Para o trabalhador, um trabalho mais qualificado significa aumento do salário, da renda dele e da família”, disse.
Até o final deste ano, o Pronatec terá oito milhões de matriculados, atingindo a meta proposta no começo do programa em 2011. Houve expressivo aumento na rede federal de educação profissional e tecnológica. No total, são 526 unidades, sendo que 208 foram criadas entre 2011 e 2014. No Rio de Janeiro foram registradas 514,6 mil matrículas em cursos oferecidos Pronatec, em 80 municípios.
A segunda fase do programa foi lançada em junho deste ano e oferecerá 12 milhões de vagas em 220 cursos técnicos e 646 cursos de qualificação, a partir de 2015. No Pronatec 2, programado para o período de 2015 a 2018, há quatro estratégias principais: expansão do número de matrículas; organização nacional e valorização da trajetória de formação; formação empreendedora para micro e pequenos empresários; e expansão e modernização das redes de educação profissional.
Mais Educação
Para o Rio de Janeiro, o Governo Federal aprovou a construção de 256 novas creches. Seis delas estão concluídas e 16 em obras. A Educação em Tempo Integral já é realidade em 3 mil escolas do estado e 13,9 mil professores alfabetizadores receberam formação pelo programa Alfabetização na Idade Certa.
O Governo Federal também garante o transporte para a escola. Para o RJ foram adquiridos 443 ônibus escolares, sendo 105 urbanos e 338 para a área rural.
O programa Ciência Sem Fronteiras, que concede bolsas para que brasileiros possam estudar no exterior, beneficiou a população do Rio de Janeiro com 7,4 mil bolsas de estudos, sendo que 80,8% dos beneficiados são jovens, 48,5% mulheres e 29,5% negros.
O Programa Universidade para Todos (Prouni) concedeu 89,4 mil bolsas, das quais 35,1 mil estão ativas. Desde 2011, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), foram fechados 95,4 mil contratos no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário