segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Estudos enriquecem debates sobre política territorial e autonomia das mulheres rurais


 0  0 
 
 
segunda-feira, 27 Outubro, 2014 - 10:30
Foto: Tamires Kopp/ MDA
A implantação e gestão da política territorial e a participação das mulheres no âmbito dos Territórios da Cidadania são assuntos de destaque do 38º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), em Caxambu (MG). Na quarta-feira (29), durante o evento, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) promove a Sessão Especial “Territórios da Cidadania: desenvolvimento, gênero e participação social”.
A atividade propõe a discussão do Programa Territórios da Cidadania (PTC), a partir do olhar de duas publicações lançadas pelo Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) e a Diretoria de Políticas para Mulheres Rurais (DPMR).
“Os estudos que iremos abordar fornecem importantes elementos para compreender os mecanismos de integração das políticas nos territórios e as estratégias de promoção da autonomia das mulheres”, explica Fátima Brandalise, coordenadora do Nead/MDA.
Além da coordenadora do Nead, participam da Sessão Especial pelo MDA a secretária de Desenvolvimento Territorial, Andrea Butto, e Karla Hora, diretora da DPMR.
Políticas integradas
A publicação Participação, território e cidadania: um olhar sobre a política de desenvolvimento territorial no Brasil será apresentada por Osvaldo Heller da Silva, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A obra traz uma reflexão sobre a nova estrutura de governança do PTC e analisa a implantação da política nos territórios específicos Paraná Centro e Sertão do São Francisco, destacando a interface entre desenvolvimento territorial e participação social. A partir da observação do processo de integração das políticas, o estudo aponta os benefícios que tais ações têm promovido para as populações mais diretamente implicadas.
Mulheres rurais e mobilização
Nalu Faria, militante da Marcha Mundial de Mulheres, vai apresentar o livro Mulheres rurais e autonomia: formação e articulação para efetivar políticas públicas nos territórios da cidadania. A publicação traz o tema da garantia da cidadania e do desenvolvimento por meio da promoção da autonomia das mulheres do campo e da floresta.
A partir de um diagnóstico da situação das mulheres rurais, o livro aborda temas como divisão sexual do trabalho e desigualdades entre homens e mulheres, acesso à renda e caminhos para a cidadania, apresentando o processo de formação e mobilização realizado com o objetivo de compreendê-las como sujeitos de transformação.
O livro foi elaborado pelo MDA em parceria com duas organizações da sociedade civil: Sempreviva Organização Feminista (SOF) e Centro Feminista 8 de Março (CF8).
Serviço
Sessão Especial “Territórios da Cidadania: desenvolvimento, gênero e participação social”
Lançamento das publicações “Participação, território e cidadania” e “Mulheres rurais e autonomia”
Data: 29 de outubro (quarta-feira)
Horário: 14h
Local: 38º Encontro da Anpocs – Sala 4 – Anfiteatro Glória – Hotel Glória – Caxambu (MG)
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/estudos-enriquecem-debates-sobre-pol%C3%ADtica-territorial-e-autonomia-das-mulheres-rurais#sthash.VOjQ73p7.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário