quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Em grave crise financeira, "O Dia" fecha editorias e demite 30 jornalistas


Alana Rodrigues* e Vanessa Gonçalves 13/08/2015 11:30
A crise no jornal O Dia afetou mais uma parcela de seus funcionários nesta quarta-feira (13/8). IMPRENSA apurou que entre trinta a quarenta jornalistas foram demitidos. Além dos cortes, os cadernos "Saúde" e "Automania" foram encerrados. 

Crédito:Reprodução
Jornal enfrenta grave crise financeira e demite parte da redação
Entre os profissionais demitidos estão Leandro Eiró e Marcellus Leitão, do "Autonomia", além de Carlos Brito e outras duas repórteres do "Caderno D".

À IMPRENSA, a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro (SJRJ), Paula Máiran, disse que os cortes ocorrem em meio a um processo de agravamento da crise do grupo Ejesa.

De acordo com ela, a situação envolve atraso no pagamento de salários e rompimento de alguns benefícios, como o plano de saúde. A entidade, que acompanha a crise no jornal nos últimos dois anos, vem realizando reuniões com a base, organizada em uma comissão de empregados e a direção do veículo.

"Realizamos reuniões na tentativa de resistir a isso. Pressionamos de diversas formas para que a empresa traga compensações e que seja priorizado a garantia dos direitos dos trabalhadores. Até o momento, há uma relação de negociação entre o jornal e os funcionários", disse. 

Segundo ela, é difícil saber o futuro do jornal, mas há nenhuma garantia concreta de sustentabilidade da situação. "É muito triste. Impossível não lamentar essa crise. Nossa categoria é afetada pela forte atuação do grupo Globo no Rio", completa.

Procurada por IMPRENSA, a direção do jornal não foi encontrada para comentar o caso.

* Com supervisão de Vanessa Gonçalves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário