A leitura dramática ‘As boas vindas do imperador’ é inspirada na viagem do imperador D.Pedro II ao Líbano em 1876 e na imigração que se seguiu à viagem. Apresentação ocorre no dia 29 de setembro em São Paulo.
São Paulo - A viagem do imperador D. Pedro II ao Líbano em 1876 é o ponto de partida de uma apresentação teatral que irá celebrar no dia 29 de setembro, em São Paulo, os mais de 135 anos de imigração libanesa ao Brasil. A comemoração é organizada todos os anos pela Associação Cultural Brasil-Líbano, instituição que promove a aproximação entre as culturas dos dois países. A leitura dramática acontece no Teatro Sesi-Fiesp, na avenida Paulista.
De acordo com a presidente da associação e organizadora do evento, Lody Brais, a homenagem à imigração é “merecida”. “A viagem do imperador ao Líbano desencadeou o processo de imigração de libaneses ao país. Hoje, há oito milhões de libaneses e seus descendentes que vivem no Brasil, país com a maior comunidade libanesa”, afirmou Lody à ANBA na sexta-feira (21).
O roteiro e a direção da leitura dramática “As boas vindas do imperador” são do dramaturgo Samir Yazbek, que elaborou o texto a pedido de Lody. “Ele está há três meses trabalhando nesse projeto. Eu fiz o pedido a ele, que estudou a história da imigração e preparou essa leitura dramática”, disse. A encenação será feita pelos atores Helio Cicero, Gabriela Flores, Eduardo Mossri e Henrique Zanoni, da Companhia Teatral Arnesto nos Convidou.
D.Pedro II visitou o Egito em 1871 e, em 1876, retornou ao país. Na mesma viagem, conheceu a Palestina, a Síria e o Líbano, país em que ficou entre os dias 11 e 15 de novembro com uma comitiva de 200 pessoas. “Ele foi para promover o Brasil e para convidar os libaneses a vir para cá, pois já tinha boas referências do povo libanês e da sua contribuição ao Brasil”, disse Lody. Quando D.Pedro II visitou o país árabe havia imigrantes libaneses no Brasil, mas em pequena quantidade. O fluxo migratório se acentuou a partir de 1880.
Todos os anos a associação celebra a imigração libanesa ao Brasil. Em 2013, a instituição trouxe uma exposição com quadros e documentos do escritor e pintor Gibran Khalil Gibran. No ano passado, organizou um desfile com trajes libaneses autênticos. Agora, irá apresentar o texto inédito de Yazbek. “A história da imigração é rica e achei justo fazer algo inédita para celebrá-la”, afirmou Lody.
Serviço:Leitura dramática “As boas vindas do imperador”
29 de setembro, às 20h30
Teatro Sesi-Fiesp, Avenida Paulista, 1.313, Cerqueira César, São Paulo, SP
Entrada gratuita
Informações: 11 3289-1851
29 de setembro, às 20h30
Teatro Sesi-Fiesp, Avenida Paulista, 1.313, Cerqueira César, São Paulo, SP
Entrada gratuita
Informações: 11 3289-1851
Nenhum comentário:
Postar um comentário