quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O QUE DEVO AO LÍBANO?



Se pudesse enumerar tudo que recebi da terra de meu avô paterno, Francisco Marolino Mansur, Chico Turco,teria uma listagem  imensa que este espaço não comportaria. Digo mais, já se vão 80 anos que ele morreu, em Muniz Freire, 1932, e 129 anos que chegou ao Brasil vindo do Líbano, 1883, todos os dias me chegam novas informações e novas energias, que tenho plena certeza, elas vêm da montanha libanesa, da sua aldeia de nascimento, Zgharta/Aalma. Tenho sido mais destinatário do que remetente.

 Ao Líbano, seu povo e sua História, sou um poço imenso e sem fundo de gratidão. Um devedor eterno, que a cada dia vê a coluna do débito crescer, crescer e virar a esquina até desaparecer na linha de um horizonte que não tem fim. É assim que me sinto todos os dias. Um devedor que não tem vergonha para dizer a todos ouvidos de boa vontade: devo e não nego, mas eu não tenho como pagar todo o montante, sou réu confesso.

Uma distancia tão grande em número de anos ainda pode manter acesa a chama da ligação familiar e étnica? Está é uma pergunta óbvia e natural que aparece quando coloco o meu ponto de vista com relação ao Líbano.  Mas é lógico que a medida em termos de tempo é relativa do ponto de vista de cada um. Luto diariamente para não esquecer o passado, com a finalidade de perpetuá-lo em mim e nos que me permitem fazer não uma pregação, mas uma conversa amistosa. Do passado faço um trampolim para o futuro. Do passado não faço um ancoradouro para atracar meu pequeno barco

Um grande incêndio pode começar de uma pequena faísca. Manter a chama acesa para ela ilumine os caminhos para receber os passos é uma rotina. É preciso a cada dia renovar e exercitar a curiosidade, a conversa e ter os ouvidos e os olhos sempre ligados. São fatos passados, mas que não se esgotam nunca. A cada dia é um renovar.

Como a maior caminhada que um homem é capaz de realizar tem sempre como base o primeiro passo e a decisão de fazê-la. Como o mascate, meu avô, Francisco Marolino Mansur e meu pai, Manuel Mansur, que bateram pernas pelo interior do Espírito Santo, com animais de carga e suas malas de novidades em busca de um possível comprador e compradora. Esta jornada é uma lembrança deixada não somente por vovô e papai, mas por milhares de brimos.

Sair em defesa da integridade do Líbano é uma ação que já de há muito deveria ser sido tomada. A colônia muitas vezes foi omissa. Calou-se diante dos confrontos entre irmãos. Calou-se diante da agressão militar externa. Mas não adianta lamentar o que deveria ter feito não foi realizado. Melhor é tomarmos uma atitude. O capital que o Líbano nos concedeu é o lastro que erguemos nossas vidas, bens materiais e espirituais. Chegou o momento de decidir o que podemos fazer pelo Líbano. Ou agimos ou teremos no futuro apenas a lembrança do que foi a terra dos nossos antepassados. O Líbano poderá existir apenas na nossa cabeça e nos livros de História.   

Por tudo que até aqui registrei a respeito do Líbano, seus filhos e filhas imigrantes, constituem o motivo e a emoção que me levará no dia de abril, Líbano, minha alma veio de lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário