quarta-feira, 7 de março de 2012

EM COLATINA Merenda escolar: Alimentos saudáveis e que transformam a vida do homem do campo


Merenda escolar: Alimentos saudáveis e que transformam a vida do homem do campo
O alimento sai do campo saudável alimenta mais de 15 mil alunos e ainda fortalece a agricultura familiar
 
Desde 2009, está em vigência a Lei de número 11.947 e a resolução nº 38 do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), ambas do mesmo ano e que dispõe às prefeituras sobre a compra de 30% de todo o recurso utilizado para a merenda escolar de produtores da agricultura familiar do próprio município.
 
Em Colatina, a Prefeitura viu nesta determinação uma boa oportunidade de incrementar a alimentação dos mais de 15 mil alunos que integram a rede municipal de ensino, oferecendo alimentos saudáveis e frescos e, ao mesmo tempo, contribuindo para o crescimento da agricultura familiar na região.
 
Hoje, a Prefeitura colatinense investe mais de R$ 500 mil na compra de alimentos, sendo que esse volume é superior aos 30% exigidos pelo Ministério da Educação por meio do FNDE para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
 
Quem comemora são os agricultores que plantam na certeza de que terão um comprador garantido. Como conta o agricultor João Virgílio, que tem uma pequena propriedade em Barra de Santa Júlia, distrito de Boapaba, Colatina, onde planta goiabas. Segundo João Virgílio, hoje planta sem a preocupação de perder sua produção, já que todas as frutas tem demanda garantida.
 
O agricultor explica que comercializa para a merenda escolar desde 2009, e que já tem planos de melhorar seu mecanismo técnico a fim de ampliar sua produção. “Estamos satisfeitos com o que nossa produção tem garantido, apesar de que já estamos pensando em melhorar o processo de poda, colheita e irrigação para ter melhores resultados”, diz.
 
Desenvolvimento no campo
 
Ele integra um grupo de 50 produtores cadastrados na CAF (Cooperativa dos Agricultores Familiares de Colatina) e que comercializa os mais diversos gêneros para a merenda escolar de Colatina.
 
Segundo a cooperativa, desde que a Prefeitura passou a adquirir itens da agricultura familiar, os produtores puderam investir na sua propriedade na certeza da venda garantida, também passou a ter assistência técnica de forma direta, contínua e pontual.
 
Visto este novo gancho que alavanca a agricultura familiar no município, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural tem acompanhado as ações no interior, buscando aprimorar as práticas no campo e buscando opções técnicas para qualificar ainda mais as propriedades e consequentes produtos.
 
E o futuro são de planos, tanto a CAF quanto a Secretaria esperam que a agricultura se desenvolva no sentido da diversificação produtiva, permitindo que o agricultor passe a ter uma renda familiar que não tenha como origem apenas o café e em uma única vez ao ano, mas sim o ano todo.
 
Como funciona
 
O sistema é simples: As famílias da agricultura familiar devem estar cadastradas em algum grupo formal ou associações de classe, pois é através dessas entidades que as prefeituras podem comprar diversos gêneros como frutas, verduras e hortifrutigranjeiros.
 
Para quem produz os alimentos, a iniciativa contribui para que a agricultura familiar se organize e qualifique suas ações comerciais. Para as prefeituras, é uma excelente oportunidade de garantir alimentos saudáveis aos alunos.
 
De acordo com a superintendente de alimentação escolar da Prefeitura de Colatina, Marcella Tessarollo, os alunos normalmente recebem uma refeição balanceada, com alimentos próprios do cardápio brasileiro. “Reforçamos o cardápio da alimentação escolar com produtos da agricultura familiar, como ovo caipira, frutas (melancia, banana, mamão e goiaba), verduras e legumes, todos estes produtos são da própria região”, destaca.
 
Marcella acrescenta ainda que, para reforçar a merenda escolar, serão adquiridos com recursos próprios oferecidos pela Secretaria de Educação de Colatina, peixe e bacalhau para a Semana Santa, e outros gêneros para Festa Junina e Semana da Criança, diversificando ainda mais o cardápio escolar de Colatina.
 
Texto: Jackson Guasti
Foto Ilustrativa: PMC/ Laércio Signorelli
 
logo_colatina
 
Prefeitura Municipal de Colatina

Nenhum comentário:

Postar um comentário