Na manhã da última terça-feira, 03, a consultora da Unesco, Carla Osorio, esteve em Nova Venécia para dar início ao processo de elaboração do Plano Municipal de Cultura. O primeiro passo para que Nova Venécia desenvolva seu Sistema Municipal de Cultura, totalmente integrado ao Sistema Nacional (SNC), que é desenvolvido junto ao Ministério da Cultura (MinC).
Os objetivos são o fortalecimento institucional e a definição de políticas públicas que assegurem o direito à cultura; a proteção e a promoção do patrimônio e da diversidade étnica, artística e cultural; a ampliação do acesso à produção e elaboração da cultura em Nova Venécia; a inserção da cultura em modelos sustentáveis de desenvolvimento socioeconômico; o estabelecimento de um sistema participativo de gestão, acompanhamento e avaliação das políticas culturais.
O Plano organiza, regula e norteia as atividades culturais do local e visa garantir a legitimidade da execução de políticas públicas para o setor.
Segundo Carla Osorio, esse encontro vem acontecendo em todas as regiões do Estado. “Nossa ideia é planejar uma gestão cultural em todo o País. Aqui no Estado já estamos fazendo esse trabalho em todas as cidades. Esperamos atingir nossos objetivos e realmente fazer cultura e ainda gerar emprego e renda”, conclui.
Com a reunião, a Secretaria Municipal de Cultura de Nova Venécia confirmou que vai aderir ao SNC e a partir daí criar a Lei do Sistema Municipal de Cultura para obter as citadas vantagens.
O evento teve a participação de gestores públicos de cultura dos municípios de Nova Venécia, São Gabriel da Palha e Boa Esperança.
Sugestão de legenda: Encontro aconteceu no Centro Cultural Casarão
Nenhum comentário:
Postar um comentário