terça-feira, 10 de julho de 2012

Produtividade de pastagem degradada é 86% menor, diz pesquisador - 10/7/2012





A produtividade de uma pastagem degradada chega a ser 86% menor quando comparada a de uma área em boas condições. A informação foi apresentada na quinta-feira (5) pelo pesquisador e pecuarista Armindo Kichel, durante a programação do ciclo de palestras do Programa Mais Pastagem, realizado em Santa Rita do Pardo, na região leste de Mato Grosso do Sul.

"Pasto fraco produz cerca de 42 kg de carne bovina por hectare, anualmente. Quando o pasto é bom, a produção salta para 300 kg", afirmou o pesquisador durante o evento, que abordou ainda temas como mercado para o produtor rural, novo Código Florestal, linhas de financiamento e métodos de recuperação de pastagens degradas.

Mato Grosso do Sul, de acordo com o último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) possui cerca de 9 milhões de hectares em estado de degradação. Somente no município de Santa Rita do Pardo, onde foi realizado o ciclo de palestras, estão localizadas 13,6 mil hectares, espalhados por 170 propriedades.

Na avaliação do superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins, oferecer conhecimento ao produtor nessa área é fundamental. "Damos a eles a oportunidade de identificar em quais pontos estão os acertos e os erros na propriedade rural", afirma. "Com as informações certas, só dependerá do produtor praticá-las e fazer sua propriedade render mais", acrescenta.

Crédito

Para fazer a recuperação das pastagens degradadas uma das principais ferramentas a disposição dos produtores são os recursos do Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono). Entre julho de 2001 e 1º de junho deste ano foram liberados pelo Banco do Brasil através dessa linha de crédito R$ 91,4 milhões, o que representou 11% dos contratos liberados em todo o País no período.

Os dados foram divulgado ao Agrodebate pela Superintendência do Banco do Brasil em Mato Grosso do Sul. De acordo com a instituição, quase 70% dos recursos liberados no Estado pelo Programa ABC foram destinados a recuperação de pastagens.


Agrodebate

Nenhum comentário:

Postar um comentário