segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Australianos querem vender mais leite ao mercado chinês



postado em 14/09/2012

Os produtores de laticínios do estado de New South Wales, na Austrália, estão se voltando para a China e têm negociado com o governo local e supermercados chineses para exportar leite fresco diretamente para Xangai, Pequim e Hong Kong, como forma de aumentar suas margens de lucro.

Mike Logan, executivo-chefe da Dairy Connect NSW, disse que a indústria já conseguiu transportar leite fresco de Sidney para supermercados em Xangai em menos de um dia. Ele agora planeja um embarque maior para testar se a ideia é economicamente viável.

Os produtores de leite da Austrália foram prejudicados pela guerra de preços entre as duas maiores cadeias de supermercados do país - Cole se Woolworths -, que chegam a vender com prejuízo para atrair consumidores. Logan disse que cerca de 40% dos produtores do estado deixaram o negócio nos últimos dois anos devido aos descontos.

A Austrália já exporta cerca de 43% da sua produção de leite, sendo o terceiro no ranking mundial de comércio do produto, detendo cerca de um décimo do mercado global, segundo a Dairy Australia. A Ásia representa cerca de três quartos dos 2,75 bilhões de dólares australianos (US$ 2,89 bilhões) exportados pelo setor e a China é o mercado que mais cresce para o produto australiano.

As informações são da Dow Jones, publicadas na Agência Estado, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário