café
Beber algumas xícaras de café por dia pode reduzir o risco de desenvolver câncer de intestino, revelou uma recente pesquisa. Voluntários que tomaram quatro xícaras de café por dia tiveram o risco de ter tumores intestinais reduzido em 15%. Já nos que consumiram seis xícaras por dia esse índice subiu para 40%. O estudo, conduzido por pesquisadores do US National Cancer Institute, em Rockville, Maryland, foi publicado na última edição do American Journal of Clinical Nutrition.
Esse tipo de tumor ataca mais de 40 mil pessoas por ano na Inglaterra. No Brasil, estima-se que em 2012 haverá 520 mil novos casos de câncer e, desses, aproximadamente 20 mil serão de intestino, o quinto tipo mais comum. Acredita-se que as principais causas estejam associadas ao consumo de gordura, carne vermelha em excesso e sedentarismo.
Pesquisas recentes haviam demonstrado que o café diminui as mortes por ataque cardíaco, doenças respiratórias, derrame e infecções, mas não as causadas por câncer (leia aqui), além de ser benéfico para a redução do colesterol ruim (leia aqui). (AB)