segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Colatina comemora Semana da Árvore com programação variada


O Sanear encabeça uma ação que irá percorrer escolas, praças e bairros, oferecendo orientações sobre a importância do plantio e da consciência ambiental.
 
Em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro), a Prefeitura de Colatina, por meio do Sanear, promove entre os dias 17 a 21 de setembro, a Semana Municipal da Árvore 2012. Com o tema “Pense. Plante. Preserve” a semana propõe uma programação variada que busca discutir e realizar ações para inserir crianças, jovens e adultos na preservação e conscientização ecológica.
 
De acordo com a Gerência de Educação Ambiental do Sanear, que organiza a Semana, o objetivo é promover a educação ambiental através de ações práticas e educativas, e demonstrar a importância das áreas verdes nos centros urbanos.
 
A Educação Ambiental ressalta ainda que uma das atividades da Semana é a distribuição de mudas de árvores em parceria com Instituto Terra. A semana continua com palestras educativas, oficinas de aproveitamento de materiais recicláveis, e ainda, criação de uma horta suspensa, fazem parte da programação.
 
Programação
A programação da Semana Municipal da Árvore 2012 começa na segunda-feira (17) com a abertura oficial, no auditório do Sanear, às 8 horas. Em seguida será realizada uma capacitação do projeto Defensores Ecológicos, sobre o Plano de Desenvolvimento Sustentável - Colatina 2021, e outra palestra sobre áreas verdes do município, feita pelo engenheiro Junior Loss. No turno da tarde, a partir das 13h30 se repetem as palestras.
 
Na terça-feira (18), a partir das 8h30, os profissionais do Sanear realizam uma ação de recuperação da área verde no bairro Vista da Serra. Os profissionais farão o plantio de 150 mudas de árvores no local.
 
A programação continua na quarta-feira (19), com uma atividade na EMEF “Colúmbia”. Cerca de 50 alunos entre 6 a 11 anos participam do plantio de 30 mudas de árvores frutíferas no entorno na escola a partir das 8 horas. Os alunos farão ainda, com a ajuda da equipe do Sanear uma horta suspensa na escola. As atividades do dia continuam às 13 horas com arborização e plantio no pátio da EMEF São Marcos.
 
Na quinta-feira (20) a Gerência de Educação Ambiental do Sanear vai montar na PEM “Marcelo Corrêa”, no Centro, a “Mostra Cultural do Projeto Coleta Seletiva – Colatina Cidade Sustentável”. A mostra conta com exposição de materiais recicláveis, jogo da sustentabilidade, vídeos e atividades que ensinam como separar corretamente os resíduos. Estão previstas duas mostras, uma pela manhã, às 8h30, e outra à tarde às 13 horas. Participam no total 269 alunos entre 3 e 5 anos.
 
Encerrando a programação a equipe de educação ambiental do Sanear estará na sexta-feira (21), a partir das 8h30, na praça municipal Belmiro Teixeira Pimenta, no Centro, com abordagem a população. No local serão montados estandes com apresentação das atividades do plano Colatina Cidade Sustentável 2021. Além disso, profissionais no Instituto Terra também estarão fazendo a distribuição de mudas e mostrando o trabalho de recuperação da Reserva de Itapina além dos trabalhos desenvolvidos em parceria com a Prefeitura Municipal de Colatina.
 
Texto: Danyara Corona
Foto: Divulgação
_____
Prefeitura Municipal de Colatina
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Ângelo Giuberti, 343 – Esplanada – Tel.: 3177-7051
Arte-Semana-da-Árvore.jpgArte-Semana-da-Árvore.jpg
2242K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário