quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Incaper faz parceria com instituições de pesquisa para Ensaio Nacional de Cultivares de Mamão




Assessoria de Comunicação Incaper
Instituições firmam termo de cooperação técnica para melhoramento genético do mamão
Nesta quarta-feira (05), instituições de pesquisa e produtores da cultura do mamoeiro ajustaram um termo de cooperação técnica para o Ensaio Nacional de Cultivares de Mamão. A reunião foi realizada na Sede do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e contou com a participação de representantes do Instituto, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e da Caliman Agrícola S/A.

Por meio dessa parceria, serão testadas 21 variedades e híbridos de mamão, em oito experimentos distribuídos por três estados brasileiros: Bahia, Espírito Santo e Rio Grande do Norte. No Espírito Santo, os municípios de Linhares, Sooretama e Pinheiros irão receber os experimentos. O objetivo dessa iniciativa é avaliar o potencial agronômico dos materiais genéticos desenvolvidos pelo Incaper, Embrapa e Uenf – em parceria com a Caliman Agrícola – para indicação futura de plantio comercial nos diferentes Estados.

De acordo com o pesquisador do Incaper, Laércio Francisco Cattaneo, a importância dessa parceria é o acesso a genótipos mais qualificados de mamoeiro que possam ser usados pelos agricultores. “O Incaper irá contribuir com a variedade de mamão Rubi Incaper 511 que é a única de polinização aberta disponível no mercado”, explicou Laércio. Essa variedade destina-se, principalmente, a pequenos e médios agricultores.

Na visão do pesquisador em genética e melhoramento de plantas da Embrapa, Jorge Luiz Loyola Dantas, a parceria entre as instituições com expertises na cultura do mamão foi algo inédito. “Estamos realizando um alinhamento de esforços para um projeto em rede, associando diversos tipos de conhecimento com o objetivo de descobrir variedades superiores, com sustentabilidade”, disse Loyola.

A importância histórica dessa parceria também foi registrada pelo professor e coordenador do programa de melhoramento de mamoeiro da Uenf, Messias Gonzaga Pereira. “Estamos diante de uma nova estratégia de desenvolvimento de cultivares de mamão, que parte da congregação de diferentes instituições que irão disponibilizar o que possuem de mais promissor em seus bancos de germoplasmas”, afirmou Messias.

Do ponto de vista dos produtores rurais, o Ensaio Nacional de Cultivares de Mamão é fundamental para a sobrevivência da cultura do mamoeiro. “A maior parte das variedades de mamão do grupo Formosa que temos disponibilizadas hoje são importadas. Precisamos de variedades consolidadas e disponíveis para os produtores”, disse o diretor executivo da Caliman Agrícola, Geraldo Antônio Ferreguetti.

Segundo a pesquisadora e coordenadora do programa de fruticultura do Incaper, Adelaide Santana da Costa, essa parceria vem respaldar o programa de melhoramento do mamoeiro do Incaper. “Há mais de 15 anos, realizamos o trabalho de manter a qualidade dos frutos para atender às exigências do mercado nacional e internacional”, afirmou Adelaide. As atividades do Ensaio Nacional de Cultivares de Mamão terão início a partir do mês de outubro.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicação@incaper.es.gov.br
Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário