quarta-feira, 24 de outubro de 2012

BUNGE REDUZ EM 10% SUA GERAÇÃO DE RESÍDUOS E AUMENTA COLETA DE PÓS CONSUMO




São Paulo, outubro de 2012. Com o objetivo de destinar adequadamente os resíduos industriais decorrentes da fabricação de seus produtos e estendendo à sociedade o conhecimento e a prática do reaproveitamento de recursos, a Bunge, em parceria com o Instituto Triângulo, coletou em 2011 cerca de 300 toneladas de óleo vegetal de cozinha usado, 15% a mais do que no ano anterior.  O volume recolhido desde o início do programa, que é chamado de Soya Recicla e teve início em 2006, já ultrapassa mil toneladas. A empresa mantém a maior rede de entrega voluntária de óleo pós-consumo do Brasil, com mais de mil postos de coleta de óleo de cozinha para reciclagem.

Em 2010, o volume de resíduos gerados pela empresa caiu 10%. Além disso, a Bunge possui destinação sustentável para 70% dos resíduos gerados na indústria, com crescimento de 4% sobre o ano anterior, devido a ações que vão da reciclagem até a destinação como matéria-prima para outros segmentos da economia nacional. Uma ação de destaque, que é realizada pela área de Açúcar & Bioenergia, trata da recuperação de embalagens, os chamados Big Bags, utilizados para o transporte e venda de açúcar. No ano passado, 93% das embalagens utilizadas foram recuperadas, garantindo a reutilização. Para se ter uma ideia do que isso representa, um milhão de toneladas de açúcar é parte da produção final das quase 20 milhões de toneladas de cana processadas por ano pela Bunge Brasil. Isso equivale a abastecer o consumo anual de 20 milhões de brasileiros, na média de 50kg/ano per capita.

Esses e outros dados sobre a atuação sustentável da Bunge no Brasil estão disponíveis no Relatório de Sustentabilidade da empresa, publicado recentemente, e que pelo quinto ano consecutivo foi auditado no nível de aplicação A+, segundo metodologia internacional do GRI-Global Reporting Initiative. O material completo, com a análise da gestão da companhia no ano de 2011 nos aspectos social, ambiental e econômico, está disponível no site www.bunge.com.br/sustentabilidadade/2012. A publicação também traz os indicadores do suplemento específico para o setor de produção de alimentos, que foram desenvolvidos com a colaboração de empresas de todo o mundo, incluindo a Bunge Brasil como a única representante da América Latina.

Sobre a Bunge: Presente no Brasil desde 1905, a Bunge é uma das principais empresas de agronegócio e alimentos do Brasil e uma das maiores exportadoras. Atua de forma integrada, do campo à mesa do consumidor. Desde a produção e a comercialização de fertilizantes, compra e processamento de grãos (soja, trigo e milho), produção de alimentos (óleos, margarinas, maioneses, azeite, arroz, farinhas), serviços portuários até a produção de açúcar e bioenergia. Hoje, conta com mais de 20 mil colaboradores, atuando em cerca de 150 instalações, entre fábricas, usinas, moinhos, portos, centros de distribuição e silos, em 19 estados e no Distrito Federal. Marcas como Serrana, Manah, Salada, Soya, Cyclus, Delícia, Primor Etti, Salsaretti e Bunge Pro estão profundamente ligadas não apenas à história econômica brasileira, mas também aos costumes, à pesquisa científica, ao pioneirismo tecnológico e à formação de gerações de profissionais.
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