quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Centro Cultural abre as portas para a cultura e arte em Anchieta


Anchieta continua resgatando história, valorizando e promovendo a cultura. Junção do antigo com o moderno. Essa foi à essência usada para que o antigo Hotel Anchieta fosse adaptado para receber o Centro Cultural, inaugurado na noite de ontem (02), no Centro da Cidade.


O prefeito Edival Petri; o governador do Estado, Renato Casagrande; o secretário de Estado da Cultura, Maurício José da Silva; a gerente de Cultura e Patrimônio Histórico de Anchieta, Telma Amaral; a superintendente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do ES (Iphan), Diva Figueiredo, além da família Bezerra, outras autoridades estaduais e municipais, e toda a comunidade, que estava curiosa para conhecer as novas instalações.

Apresentações culturais, como o Jongo mirim da comunidade de São Mateus, ballet e violão, deram um charme especial à inauguração, além da exposição fotográfica “Recortes Anchietenses”, do fotógrafo Renan Alves Nogueira.

Segundo a gerente de Cultura e Patrimônio Histórico, Telma Amaral, todas as apresentações são de alunos do Centro Cultural. “Este é o espaço de cultura para toda a região. Este hotel foi adquirido pela prefeitura em 2010 e foi transformado neste belíssimo Centro Cultural. Toda a obra foi fiscalizada pelo Iphan, pois o prédio encontra-se na área do entorno do bem tombado. Anchieta já vem resgatando a cultura, bem como a autoestima dos artistas do nosso município. Aqui serão abrigados cursos, exposições, entre outros, formando, também, cidadãos”, disse.

Projetado para ser referência na região, o espaço vai abrigar as melhores tendências em arte e cultura dotando o município e região vizinha de importante equipamento cultural oferecendo cursos e oficinas de música, dança, teatro, artes plásticas, áudio visual, artesanato e folclore, sarau, exposições, palestras, apresentações artísticas e folclóricas vão fazer parte do cardápio cultural desse espaço.

“A família Bezerra está muito feliz. Parabenizamos a administração por ter pensado na melhor maneira de utilização do espaço. Não poderia ser transformado em outra coisa a não ser num Centro Cultural, pois este prédio faz parte da história do nosso Estado. O Hotel Anchieta continua, mas agora de uma maneira diferente, enaltecendo e construindo história e promovendo cultura no nosso município”, disse Plínia Bezerra, uma das antigas proprietárias do Hotel Anchieta.

“Anchieta, aqui nós fazemos cultura”. Foi assim que o prefeito Edival Petri iniciou sua fala, lembrando das diversas ações já desenvolvidas no município, a fim de promover e resgatar a história de Anchieta. “Aqui está uma belíssima obra que ostenta a cultura e que trará diversos benefícios para a população anchietense. Não podemos deixar que essa rica história se perdesse. Recuperamos a arquitetura original, mas evidenciamos, também, a modernidade, criando um contraponto entre o moderno e o antigo. Formaremos cidadãos, pois a educação e cultura andam juntas e, principalmente numa cidade tão rica em história como Anchieta. Sem dúvidas este é um momento marcante para a história do município”, disse.

O governador do Estado, Renato Casagrande, disse que esse é um momento marcante para Anchieta. “Este é um momento que pode ser registrado no livro da história do município, que valoriza, e muito, a cultura do povo anchietense. O município tem todas as características de poder crescer com base na cultura. Hoje estamos construindo e reconstruindo história, pois Anchieta precisa ser valorizado como um todo. A cultura é o instrumento de personalidade, de criar cidadania de um ser humano. Esta já é uma das grandiosas obras realizadas que está sendo evidenciadas, com um charme, requinte e modernidade”, disse.

10 anexos — Baixar todos os anexos   Exibir todas as imagens   Compartilhar todas as imagens  
_DSC9214.JPG_DSC9214.JPG
363K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
_DSC9293.JPG_DSC9293.JPG
223K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
_DSC9348.JPG_DSC9348.JPG
236K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
_DSC9365.JPG_DSC9365.JPG
275K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
_DSC9423.JPG_DSC9423.JPG
243K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
_DSC9466.JPG_DSC9466.JPG
259K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
_DSC9543.JPG_DSC9543.JPG
234K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
IMG_1688.JPGIMG_1688.JPG
235K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
IMG_1690.JPGIMG_1690.JPG
236K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
IMG_1701.JPGIMG_1701.JPG
289K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário