quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Concurso Café Qualidade Paraná 2012 tem julgamento final no Iapar



Edmilson Gonçalves Liberal
 
Acontece nesta terça-feira (23) e quarta-feira (24), no Centro de Pesquisa em Qualidade do Café do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), em Londrina, a etapa final de julgamentos do Concurso Café Qualidade Paraná 2012. Concorrem 16 produtores na categoria café natural, oito na cereja descascado e seis microlotes (provenientes da pequena cafeicultura familiar). O objetivo do prêmio é promover os cafés paranaenses, a melhoria da qualidade do produto obtido pelos cafeicultores e incentivar os elos da cadeia produtiva no Estado, explica o economista Paulo Franzini, da Câmara Setorial do Café.
 
Denomina-se cereja descascado o café maduro em que se retira a polpa do grão com o objetivo de deixar o produto por menos tempo no terreiro. No café natural, o grão inteiro é encaminhado para a secagem, e é o processamento normalmente utilizado no Brasil.
 
A solenidade oficial de encerramento do certame acontecerá no próximo dia 31, no município de Siqueira Campos. Os três produtores mais bem posicionados em cada categoria receberão um prêmio em dinheiro; o campeão de cada uma delas também terá seu lote inscrito para representar o Paraná no Concurso Nacional de Qualidade do Café, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).
 
Regulamento – O concurso Café Qualidade Paraná envolve as dez regiões produtoras do Estado: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Ivaiporã, Toledo, Londrina, Maringá, Paranavaí, Santo Antonio da Platina e Umuarama.
 
No total, participaram mais de 300 cafeicultores. O certame tem início com seletivas regionais, organizadas pela Emater, cooperativas e associações de produtores. Cada região pode concorrer com até 10 amostras de cada categoria, permanecendo no concurso apenas cafés que obtêm nota mínima de 75 pontos na escala da Associação Americana de Cafés Especiais. Finalizada a etapa, seguem para o julgamento final os cinco cafés (por categoria) mais bem pontuados de cada região.
 
Chegaram à etapa final cafés das regiões de Apucarana, Cianorte, Cornélio Procópio, Ivaiporã, Londrina, Maringá e Santo Antônio da Platina. Agora, esses lotes vencedores dos certames regionais são submetidos ao crivo de uma equipe de provadores de alto nível, que avaliam as amostras nos quesitos doçura, acidez, corpo, sabor e balanço da bebida e escolherá os melhores cafés do Paraná em cada categoria. Os vencedores serão divulgados no próximo dia 31, em solenidade de premiação realizada em Siqueira Campos.
 
O concurso Café Qualidade Paraná é promovido pela Câmara Setorial do Café do Estado do Paraná, juntamente com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab) (por intermédio das vinculadas Iapar e Emater-PR) e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina. Também conta com o apoio de cooperativas, indústrias torrefadoras e empresas ligadas à cadeia produtiva do café.
 
Iapar
CNC Café

Nenhum comentário:

Postar um comentário