sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Espaço Café Brasil: Feira Internacional de café consolida crescimento em 2012



 
Mariana Proença
 
A 7ª edição do Espaço Café Brasil, realizada entre 4 e 6 de outubro de 2012, consolida o evento como a principal referência do setor no país. Realizada em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), a feira atraiu 6.500 visitantes de 18 países, cem marcas expositoras e movimentou R$ 10 milhões em negócios diretos e indiretos.
 
Toda a cadeia cafeeira, do produtor ao consumidor final, participou da programação estruturada para o período pós-colheita. A data e conteúdo possibilitaram que compradores nacionais e estrangeiros, especialistas e público degustassem lotes e microlotes de cafés frescos. Ao todo, cem marcas mostraram seus produtos e novas tecnologias. “A cada ano o Brasil vem mostrando ao mundo o seu potencial no mercado de cafés especiais. Desde a produção dos grãos de qualidade até máquinas, acessórios e utensílios para degustar um ótimo produto”, analisa Marcos Racy Haddad, diretor comercial do Espaço Café Brasil.
 
Outro destaque deste ano foi a premiação Coffee of the Year Brasil, que selecionou 10 cafés para serem degustados às cegas e avaliados pelo público. O resultado contemplou produtores familiares e rótulos já conhecidos do mercado, com destaque especial para Minas Gerais, que apareceu em nove das dez amostras.
 
1º Café Orfeu, da Fazenda Sertãozinho, em Botelhos (MG)
2º Fazenda Sr. Niquinho, de Carmo de Minas (MG)
3º Sítio Monte Verde, de Carmo de Minas (MG)
4º Fazenda Serrado, de Carmo de Minas (MG)
5º Fazenda Braúna, de Araponga (MG)
6º Albinati Specialty Coffee, de Campanha (MG)
7º Fazenda Pico Agudo, de Carmo de Minas (MG)
8º Sítio Guido Reguim, de Varginha (MG)
9º Sítio Lagoa, de Poço Fundo (MG)
10º Sítio Bom Destino, de Vila Pontões (ES)
 
Baristas – O Espaço Café Brasil também foi palco, pela primeira vez, do Campeonato Brasileiro de Barista. Graciele Rodrigues (Lucca Cafés Especiais, Curitiba, PR) foi a grande vencedora deste ano, acumulando títulos de campeã brasileira e campeã brasileira de Latte Art (arte de desenhar com leite em cappuccinos) e terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Coffee in Good Spirits (com bebidas alcoólicas), que teve como campeão o barista Ubirajara Gomes (Octavio Café, São Paulo, SP).
 
Fóruns – Para os interessados em debater assuntos do mercado de café, foram promovidas palestras gratuitas no Auditório de Inteligência de Mercado, workshops na Cafeteria Gourmet, além do DNA Café - Seminário Internacional, com presença de experts de nível internacional como o australiano Mark Dundon, da rede de cafeteria Seven Seeds, e a brasileira Isabela Raposeiras, do Coffee Lab – São Paulo.
 
 
Revista Espresso
CNC Café

Nenhum comentário:

Postar um comentário