quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Extensionismo rural é tema de encontro no Paraná


24/10/2012 06:44
O bom desempenho dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no Brasil serão decisivos para fortalecer uma nova classe média no campo e a agricultura familiar no País. Com esse enfoque dado a Ater, o secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Valter Bianchini, debateu nesta quarta-feira (24), segundo dia do Encontro Estadual de Associados da AFA - Associação dos Funcionários do Instituto Emater do Paraná, o cenário atual dos profissionais da extensão no estado do Paraná. No evento, que acontece em Curitiba (PR), até sexta-feira (26), o secretário do MDA salientou aspectos relacionados às condições de trabalho, saúde e previdência.
Valter Bianchini ministrou palestra sobre A Importância da Extensão Rural para a Sociedade, na qual apresentou o resumo do conjunto de políticas públicas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), ressaltando a necessidade da parceria do governo federal com os estados para qualificar as ações no campo. Em sua fala, Bianchini destacou o papel dos serviços de Ater para a superação de problemas no campo e na cidade, o que reforça a importância da extensão rural - considerada o principal instrumento para levar as políticas públicas aos seus beneficiários. O secretário também apresentou aos extensionistas e participantes do evento os objetivos das Chamadas Públicas em andamento, em especial para as chamadas com foco na sustentabilidade e gestão de empreendimentos da agricultura familiar.
Bianchini participou do painel Extensionista Rural - Agente de Fortalecimento da Agricultura Familiar, juntamente com o assessor da Secretaria da Agricultura do Estado do Paraná, José Tarsilo Fialho, que abordou a Extensão Rural Oficial e o Papel do Extensionista. Entre as pautas que serão abordadas até o final do encontro estão: gestão participativa, importância da extensão rural nos programas sociais do estado e plano de previdência.
Encontro Estadual de Associados da AFA 
O 12° encontro da AFA reúne mais de 300 associados em torno do tema Criamos o Futuro que Queremos ou Vamos Viver no Futuro Criado por Alguém. Para o diretor-presidente da Associação dos Funcionários do Instituto Emater do Paraná (AFA-PR), Gecsur de Bortoli, o evento é o momento em que esses profissionais discutem e apresentam o que é necessário para buscar melhoria de sua qualidade de vida e de trabalho.
A AFA tem mais de 1,2 mil associados nas 22 regiões administrativas do Paraná. Sobre o papel dos extensionistas no estado, Bortoli resume: "O extensionista é nosso soldado de frente. É ele quem leva as políticas públicas para os agricultores melhorarem sua vida", diz Bortoli. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário