quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Laticínios Verde Campo amplia linha de produtos sem lactose



postado há 1 dia atrás

O Laticínios Verde Campo, com sede em Lavras, no Sul de Minas, investiu R$ 3 milhões para ampliar seu mix. Com foco no crescente mercado de produtos voltados para a saúde e bem-estar, a agroindústria lançou o primeiro queijo cottage sem lactose produzido no Brasil, o Cottage LacFree, que integra a linha de itens feitos para dietas com restrição à lactose.

"Nossa marca é direcionada para produtos com apelo saudável e desenvolvemos a linha sem lactose por ser uma carência do mercado e também porque vai agregar valor ao nosso mix. Investimos em pesquisa, capacidade produtiva, tecnologia e parcerias para garantir um produto livre de lactose, mas sem perder as outras propriedades do leite", explica o diretor Industrial do laticínio, Álvaro Gazolla.

O Queijo Cottage Lacfree também tem a quantidade de sódio reduzida em 33% e faz parte da linha sem lactose, que inclui iogurtes da marca. A ideia de investir no produto está baseada, explica o diretor, em estudos que mostram que 70% da população mundial têm algum tipo de intolerância à lactose. No Brasil, este índice fica entre 20% e 25%.

A principal característica dos produtos livres de lactose é sua alta digestibilidade. O laticínio incorporou a tecnologia de hidrólise, que permite quebrar a molécula de lactose em moléculas mais simples durante o processo produtivo. Assim, os nutrientes do leite, em especial as proteínas e o cálcio, são absorvidos de maneira mais rápida pelo organismo.

Ao mesmo tempo, para reduzir o teor de sódio, o sal comum foi substituído por uma versão especial que contém sais minerais de origem láctea e reconstrói parte do sabor do produto original no processo de produção do queijo. Para se ter uma ideia, a recomendação de consumo máximo diário de sal pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de menos de cinco gramas por pessoa.

A expectativa da empresa é processar 1 milhão de litros de leite por mês com a linha livre de lactose já no próximo ano. O produto será comercializado nas principais redes de varejo e em lojas especializadas em todos os estados das regiões Sudeste e Sul.

Expansão - Os planos do Verde Campo são ainda mais ousados. Com seu faturamento concentrado na região Sudeste do país, sendo que o Rio de Janeiro tem participação de 50% no giro financeiro dos negócios, Minas Gerais, 30% e São Paulo, outros 20% de fatia, a empresa planeja alcançar todo o território nacional até 2017.

Somente para este ano, com base no mercado de produtos diferenciados, como a linha sem lactose, a empresa projeta um crescimento de 49% no faturamento, chegando a uma receita bruta de R$ 34,6 milhões, contra R$ 23,3 milhões em 2011. A expectativa é de que os itens Lacfree representem, em 12 meses, 30% das vendas.

A matéria é do Diário do Comércio, adaptadao pela Equipe MilkPoint.

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