segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Mês de outubro com programação especial para as crianças em Colatina


 
O Dia das Crianças é comemorado no dia 12 de outubro. A data é sempre aguardada com muita expectativa pelos pequenos que esperam por um dia especial de atividades. Em Colatina as crianças terão um mês inteirinho com uma programação dedicada a elas.
 
Para acompanhar o pique da garotada, as Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social, Trabalho e Cidadania; Cultura, Esporte e Lazer e o Sanear prepararam uma programação especial e muito divertida.
 
As atividades serão realizadas nas quatro unidades dos Cras (Centros de Referência em Assistência Social), no Creas/Paefi (CREAS - Centro de Referência Especializado da Assistência Social/PAEFI - Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos), nas escolas da rede municipal de ensino e na Praça Sol Poente.
 
Estão programadas brincadeiras, oficinas, contação de histórias, passeios, lanches e dentre outras atividades. Todas as atividades são gratuitas e destinadas às crianças de cada serviço atendido. Exceto a Vila Literária e o “Projeto Dia Feliz” que serão abertos ao público em geral.
 
 
Merenda escolar
O objetivo principal da alimentação escolar é oferecer refeições saudáveis e nutritivas, além de criar oportunidades para que os alunos degustem na escola alguns produtos que não fazem parte do seu consumo diário.
 
Em 2012, os alunos puderam experimentar nas escolas bacalhau na preparação da tradicional Torta Capixaba servida durante a Semana Santa. Nas comemorações das Festas Julhinas foram oferecidos produtos típicos com paçoca, canjicão e tapioca. E, na comemoração do Dia do Estudante foi servido cachorro-quente.
 
Para o dia das crianças não vai ser diferente. Entre os dias 8 a 11 de outubro, os mais de 15 mil alunos da rede municipal de ensino contarão com um cardápio diferenciado. Será servido hambúrguer com batata palha, milho, além de alface e tomate, adquiridos de agricultores do município cadastrados como agricultores familiares. Serão servidos ainda suco, gelatina, pipoca, bolo recheado, bala, pirulito e bombom.
 
Diversão nos Cras
As crianças que frequentam um dos quatro Cras (Centros de Referência em Assistência Social) do município, também poderão comemorar a data com muita diversão. No Cras São Vicente, nos dias 23 e 25 de outubro, 90 crianças farão um passeio no Campestre Clube, no bairro 15 de Outubro.
 
No dia 15 de outubro é a vez do Cras Ayrton Senna fazer um passeio também no Campestre Clube. Dessa vez 80 crianças participam do dia de lazer, que terá brincadeiras, dinâmicas, lanche, e atividades educativas. No dia 3 de outubro o Cras Operário também realiza a mesma programação com 30 crianças.
 
No Cras Vila Real, as comemorações começam no dia 8 de outubro e vão até o dia 18. As crianças do Cras participam de brincadeiras como: mordida na maçã, vôlei, queimada, salva bandeira, corrida com ovo, estoura balão, apresentações musicais e muitas outras brincadeiras. No dia 17 e no dia 18, cerca de 60 crianças participam de um passeio no Campestre Clube.
 
Creas/Paefi
O Creas/Paefi (Centro de Referência Especializado da Assistência Social e Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos) que funciona no Centro de Colatina também preparou uma semana de atividades e oficinas com as crianças que são atendidas pelo serviço.
 
No dia 8 de outubro, a partir das 8 horas, e à tarde, a partir das 14 horas, será realizada a oficina “Minhas Coisinhas”. Nessa oficina as crianças fazem pinturas em caixinhas de MDF, onde depois poderão guardar seus pertences. No dia 9, no mesmo horário, é a vez da oficina “Escrevendo Minha Própria História!”, onde as crianças serão incentivadas a escrever com a confecção do seu próprio diário.
 
No dia 10, nos mesmos horários, é a vez de aprender a fazer chocolate, com a oficina “Chocolateria Animada”. O último dias de atividades acontece no dia 11, com a festa infantil “Criança não trabalha, criança dá trabalho!”. Na festa os pequenos vão se divertir com muita música e animação.
 
Vila Literária
No dia 20 de outubro a Secretaria de Educação realiza a Vila Literária do Dia das Crianças. O evento é um momento para que toda a família se mobilize e incentive a leitura desde a infância. A Vila Literária será realizada na Praça Sol Poente, a partir das 17h30, com entrada franca.
 
Na praça serão montados diversos estandes temáticos, todos tendo a leitura com o objetivo de envolver as crianças com brincadeiras, jogos e oficinas, além da árvore de livros. De acordo com a Secretaria a expectativa é de que mais de 2 mil pessoas participem.
 
Projeto Dia Feliz
Para fechar a programação do Mês das Crianças, nada melhor do que uma festa! Essa é a proposta do “Projeto Dia Feliz”, que espera reunir mais de 2 mil pessoas na Praça Sol Poente no dia 27 de outubro. A proposta é oferecer uma manhã de cultura esporte e lazer com uma série de atividades, tudo gratuitamente.
 
As atividades vão das 8 às 12 horas. No local as crianças poderão se divertir com brinquedos, oficina de reciclagem, jogos ligados ao meio ambiente, pintura facial, oficina de literatura e de confecção de brinquedos. Além da apresentação do grupo de capoeira Malungos. Durante o “Dia Feliz” serão ainda servidos milho verde, pipoca, água e suco.
 
Para que todas elas cheguem e voltem para casa com mais segurança serão disponibilizados ônibus gratuitos com rotas em grande parte dos bairros. O “Dia Feliz” é uma promoção da Prefeitura de Colatina, Faculdade Castelo Branco, TV Gazeta Noroeste, Rádio Litoral, Unimed Norte Capixaba, CDL Jovem, Livraria Cordis, Colégio Edessa e Sanear.
 
Texto: Danyara Corona
______
Prefeitura Municipal de Colatina
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Ângelo Giuberti, 343 – Esplanada – Tel.: 3177-7051

Nenhum comentário:

Postar um comentário