Trata-se de livro que constitui leitura quase obrigatória para quem busca o entendimento quanto às causas e consequências da problemática educacional em que o país está mergulhado. Apresenta, de modo organicamente integrado, textos anteriormente publicados em periódicos diversos, também no próprio Correio da Cidadania, que ganham em escopo ao serem reorganizados - e, por vezes, reinterpretados.
LIGHIA B. HORODYNSKI-MATSUSHIGUE
LIGHIA B. HORODYNSKI-MATSUSHIGUE
Em seus 5 capítulos e 19 seções, enfoca a educação em seus múltiplos aspectos, abordando-a em seus vários níveis, mas detendo-se especialmente na educação superior, por motivos que explicita. O fato de utilizar, sempre que possível, a comparação com a realidade educacional em países com possibilidades semelhantes enriquece a análise.
Em capítulos e seções curtas, com texto didático e envolvente, acessível até ao menos versado dos leitores, o autor nos guia a suas conclusões, que acabam por se tornar altamente convincentes. Dados - por vezes até facilmente disponíveis, mas de leitura intrincada - são traduzidos pelo autor para embasar seus argumentos.
Afinal, contra todas as falácias em contrário, foi assim que os países hoje considerados desenvolvidos pavimentaram o caminho até essa posição.
Lighia B. Horodynski-Matsushigue é professora aposentada do Instituto de Física da USP, foi vice-presidente da Regional São Paulo do Andes - Sindicato Nacional e diretora de sua Seção Sindical na USP (Adusp).
Nenhum comentário:
Postar um comentário