quarta-feira, 30 de outubro de 2013

VISITA TÉCNICA ABORDARÁ CULTIVO DE HORTALIÇAS ORGÂNICAS

Para fornecer conhecimento sobre os princípios e tecnologias do cultivo de hortaliças orgânicas, bem como demonstrar a viabilidade do sistema produtivo, será realizado pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), por meio da Casa do Produtor Rural (CPRural), em 09 de novembro, evento voltado ao cultivo de hortaliças orgânicas.
Esse tipo de cultivo tem como princípio destacar os ciclos biológicos e a fertilidade do solo, proporcionando ao agricultor uma alternativa ao uso de recursos não renováveis e a preservação das condições ambientais mantendo, assim, a sustentabilidade da produção. Tudo isso será demonstrado em visita técnica. Dessa forma, produtores rurais, profissionais do setor e alunos de ciências agrárias se deslocarão para a vizinha Cordeirópolis, mais precisamente para o Sítio Terra Ecológica.
A programação envolve a palestra “Princípios da Agricultura Orgânica”, com Marcelo Laurino (MAPA). Sebastião Wilson Tivelli (Apta Regional – UPD São Roque) será responsável pela segunda palestra, “Crédito Rural FEAP/Banagro Agricultura Orgânica”, e pela atividade prática “Cultivo de Hortaliças Orgânicas”. A saída de Piracicaba para Cordeirópolis será às 07h00, em frente ao Edifício Central da ESALQ. O retorno está previsto para 12h00.
As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser realizadas até dia 1º de novembro na Casa do Produtor Rural, na Avenida Pádua Dias, 11 / Bairro São Dimas / Piracicaba (SP) / CEP 13.418-900 / Fone (19) 3429-4178 /cprural@usp.br , de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00. Serão disponibilizados dois ônibus aos participantes e não serão aceitos veículos particulares no local do evento.
A realização é da Casa do Produtor Rural | Comissão (CCEx) e Serviço de Cultura e Extensão (SVCEx) da ESALQ, com apoio do Departamento de Produção Vegetal (LPV) da ESALQ, Fundação Agrisus, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp/Ceasa de Piracicaba).
Casa do Produtor Rural
Fundada em 03 de junho de 2005, a CPRural é um centro de atendimento da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) que sistematiza as demandas encaminhadas à universidade, pelos produtores rurais de Piracicaba e de todo o Brasil. Tem como objetivo divulgar o conhecimento gerado pela ESALQ, por meio da elaboração gratuita de respostas técnicas. Integra a Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) e tem todas as atividades subsidiadas pelo Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx).
Alicia Nascimento Aguiar
MTb 32531
29/10/2013



Alicia Nascimento AguiarAnalista de Comunicação
alicia.esalq@usp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário